A discussão sobre o ensino em contexto de pandemia do covid-19 se revela potente em função de ser um caminho desafiador para os/as professores/as buscarem desenvolver suas práticas a partir da realidade educacional ainda no atual cenário. Considerando esse contexto e a realização do Programa Residência Pedagógica do curso de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) - Campus V -União dos Palmares-AL (2020-2021), este artigo tem como objetivo analisar as dificuldades dos residentes licenciandos e a ausência da verdadeira prática no programa quanto a organização das atividades em uma escola pública da rede municipal neste município. Este estudo teve como referencial teórico-metodológico a perspectiva relacional a partir da teoria do currículo como processo, proposta por Sacristán (2000) entre outros teóricos. Quanto ao procedimento metodológico para coleta de dados, foi adotada a realização de entrevistas com duas residentes licenciandas em Geografia participantes dessa experiência formativa e uma discussão acerca desses relatos. Ademais, evidencia-se os limites e desafios encarados pelos residentes licenciandos enquanto as dificuldades impostas pelo contexto de pandemia, assim provocando uma falta aproveitamento na prática real com o contato direto com os alunos e o ambiente escolar. Como considerações finais, podemos sintetizar que o contexto da pandemia limitou a vivência concreta dos processos de organização das práticas curriculares dos residentes licenciandos de geografia na escola campo deste programa.
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