Considerando o atual contexto social instaurado por conta da pandemia de COVID-19, o projeto de intervenção a ser apresentado nesse artigo foi pensando com a intenção de contribuir com o desenvolvimento e avanço do processo de alfabetização, letramento e numeramento das crianças do atual 2º ano do ensino fundamental da Escola de Ensino Fundamental 31 de Março, situada na cidade Arapiraca-AL e participante do programa Residência Pedagógica (2020-2022). Seguindo a fundamentação teórica principalmente baseada em Soares (2020), Freire (1989;1998) e Borba (2007), o objetivo pensado foi o de buscar diminuir os impactos negativos gerados pelo corte abrupto dos processos sociointerativos no âmbito da escola, por conta da necessidade de isolamento social, envolvendo a utilização de diferentes recursos didáticos dentro dos princípios de ludicidade, como textos, músicas, jogos interativos, para chamar a atenção dessas crianças e promover um processo educativo mais divertido e prazeroso. De modo geral, fica constatadas ainda algumas dificuldades para a execução do projeto, principalmente no que diz respeito ao apoio e parceria das famílias, mas que, ainda assim, aos poucos, são constatados resultados positivos no desenvolvimento das crianças até o momento.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica