MÉTODOS E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS FINAIS DURANTE AS AULAS DO PIBID

  • Autor
  • Érika Beatriz dos Santos Silva
  • Co-autores
  • CRISLANE GABRIELE DA SILVA SANTOS , MILENE VITÓRIA FERREIRA DA SILVA , Benedita Betânia Gomes dos Santos , Jeylla Salomé Barbosa Lima
  • Resumo
  •  

    O estudo teve como objetivo principal despertar, desenvolver e envolver os alunos da escola municipal Dr. Iramilton Leite, na cidade de São Miguel dos Campos, para a importância da prática da leitura e escrita na sociedade. Para isso, nos embasamos em Soares(2003), Tarallo (1982), Bortoni-Ricardo (2005) e Paulo Freire (1983). Assim, expomos para os alunos durante as aulas remotas, o gênero textual poema, a sua estruturação na escrita, e como também, pedimos a colaboração deles para a leitura do texto em discussão durante os encontros. Como forma de avaliação da aprendizagem foi solicitado a produção autoral de um poema, com leitura compartilhada, trabalhando dessa forma a exposição da escrita e leitura dentro e fora da escola, motivando o hábito diário, demonstrando a importância de ler e escrever para o indivíduo. Como resultados obtivemos os surpreendentes trabalhos em anexo feitos pelos alunos como solicitados. Poemas de autorais e desenhos refletindo toda a interpretação, imaginação e criatividade dos alunos, além de feedbacks positivos sobre os métodos aplicados em aula, mesmo que remotamente.

     

  • Palavras-chave
  • professor mediador, aluno leitor, leitura, escrita
  • Área Temática
  • Letras-Português PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica