- Autor
- Mayra Gonzaga dos Santos
- Resumo
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RESUMO: A presente narrativa tem por objetivo salientar a importância da implementação da Lei 10.639/03 que disserta sobre a obrigatoriedade do estudo da história afro-brasileira nas escolas, e que posteriormente, ampliou-se com a Lei11.645/08 que inclui no ensino fundamental e médio o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na grade curricular. Assim, buscando entender as características que permeiam a população brasileira por intermédio dos grupos referidos, assim como, busca compreender a história da África e dos africanos e a luta dos povos negros e indígena no Brasil. Em relação aos povos originários a Lei busca divulgar a cultura indígena, investigando, resgatando as contribuições desses grupos no contexto nacional. Através de memórias e imagens será apresentado e discutido a relevância do ensino das temáticas, especificamente da afro-brasileira e como esse ensino pode ser capaz de formar cidadãos social e etnicamente comprometidos, conscientes da diversidade e identidade brasileira. Chamamos atenção para o fato de que este trabalho encontra-se em andamento e que este artigo faz parte da escrevivência da autora e que culminara em um Trabalho de Conclusão de Curso-TCC.
- Palavras-chave
- Lei 10.639/03, resistência, educação básica, memória, identidade.
- Área Temática
- Intercultural Indígena PIBID