Educação e a Covid-19: reflexões sobre as observações em turma do 4° Ano do Ensino Fundamental

  • Autor
  • Giovanna dos Santos Silva
  • Co-autores
  • Raquel Silva Dionizio , Lelaeula dos Santos Silva , Samara Cavalcanti da Silva
  • Resumo
  • A pandemia da Covid-19, trouxe diversos impactos sociais, econômicos, culturais e educacionais. Desse modo, o objetivo desse artigo é relatar as observações realizadas nesse momento pandêmico em uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental, vinculado ao Programa Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). E, a partir disso, descrever como que a educação está acontecendo com o isolamento social no âmbito de uma escola pública municipal. A pesquisa foi do tipo qualitativa, durante os meses de abril e maio de 2021, via Google Meet e grupo do WhatsApp. As observações aconteceram em momentos síncronos e assíncronos, em dois dias da semana, a saber: terças-feiras e quartas-feiras. Após os dois meses de observações, constatou-se que, apesar do esforço da escola e da professora observada, ficou evidente os desafios que esse novo ensino apresenta, diante da baixa participação dos alunos e, consequentemente, exclusão dos mesmos

  • Palavras-chave
  • Educação, pandemia, ensino remoto
  • Área Temática
  • Pedagogia/alfabetização RP
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica