O IMAGINADO E O CONHECIDO: notas sobre a temática indígena no universo escolar

  • Autor
  • Luis Augusto Silva
  • Co-autores
  • José Adelson Lopes Peixoto
  • Resumo
  •  

    O objetivo deste trabalho é evidenciar algumas perspectivas imagéticas que foram cotidianamente construídas sobre os indígenas desde a chegada dos europeus ao Brasil, no século XVI e como tais imagens circulam na sala de aula da Educação Básica. Para a realização da pesquisa bibliográfica foram utilizados autores como (ALMEIDA, 2010) sobre o lugar dos índios na história, (POMPA, 2011) sobre a presença indígena no Nordeste, (VIEIRA, 2017) com a questão identidade enquanto ressignificação cultural, (AMORIM, 2017) abordando a resistência e a ressurgência indígena no Alto Sertão alagoano. Para fins de percepção das diferenças entre a abordagens teóricas e a prática na sala de aula, realizamos entrevistas com estudantes de nível médio e superior, através de plataformas digitais de comunicação (WhatsApp) o que possibilitou elencar distintas abordagens sobre o indígena nos livros didáticos e nas práticas discursivas dos professores. 

  • Palavras-chave
  • Ensino, imagem; interpretação, preconceito.
  • Área Temática
  • História PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica