O objetivo deste trabalho é evidenciar algumas perspectivas imagéticas que foram cotidianamente construídas sobre os indígenas desde a chegada dos europeus ao Brasil, no século XVI e como tais imagens circulam na sala de aula da Educação Básica. Para a realização da pesquisa bibliográfica foram utilizados autores como (ALMEIDA, 2010) sobre o lugar dos índios na história, (POMPA, 2011) sobre a presença indígena no Nordeste, (VIEIRA, 2017) com a questão identidade enquanto ressignificação cultural, (AMORIM, 2017) abordando a resistência e a ressurgência indígena no Alto Sertão alagoano. Para fins de percepção das diferenças entre a abordagens teóricas e a prática na sala de aula, realizamos entrevistas com estudantes de nível médio e superior, através de plataformas digitais de comunicação (WhatsApp) o que possibilitou elencar distintas abordagens sobre o indígena nos livros didáticos e nas práticas discursivas dos professores.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica