Jogos lúdicos como mediadores da alfabetização e letramento em sala de aula: Um estudo de caso

  • Autor
  • Sabryna Rocha de Oliveira
  • Co-autores
  • Josélia Honório Torres
  • Resumo
  • Estudos apontam os jogos lúdicos como um recurso pedagógico importante, capaz de auxiliar na aquisição de saberes e despertar o prazer em aprender. Por mostrar-se cada vez mais uma ótima ferramenta em sala de aula, o presente trabalho propõe uma análise que se refere aos jogos lúdicos enquanto instrumentos de mediação para alfabetizar e letrar alunos do 1º ano de uma escola localizada no médio Sertão de Alagoas. Neste estudo são apresentados os impactos dos jogos para a interação da criança com o seu meio. Para tanto, utilizou-se de um estudo de caso, e o instrumento de coleta de dados foi o diário de bordo, onde foi pontuado o diálogo com a professora/supervisora do PIBID responsável pela sala de aula. Os resultados dessa pesquisa apontam que as crianças podem sim aprender brincando, além dos jogos transformarem a sala de aula em um ambiente divertido e prazeroso.

  • Palavras-chave
  • Jogos Lúdicos, Alfabetização e Letramento, Estudo de Caso.
  • Área Temática
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
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