É possível compreender o estágio curricular supervisionado-ECS ao lado do Programa Residência
Pedagógica-PRP, e suas etapas, como significativos integrantes de quadros eficientes na produção dos
resultados desejados. Apesar das possibilidades que se inserem no cerne dos caminhos que se trilham
para a formação do professor, parece ainda haver as fraturas dessa formação. Considerando os
conhecimentos teóricos apreendidos e produzidos na academia esses são aplicados em sala de aula
sempre passível de se refazer, na busca de cumprir os objetivos concretos da educação. É pertinente
ressaltar a problemática que deu origem ao tema dessa pesquisa, quais os desafios encontrados na
pesquisa bibliográfica do estágio curricular supervisionado em união à residência pedagógica que
norteiam o caminho a percorrer do futuro professor, na sua formação nesse momento pandêmico? O
objetivo do presente trabalho, no formato de um artigo, é refletir a importância do PRP e do ECS para
a formação docente a partir de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso. Sua metodologia tem
uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento fichamentos de todo material bibliográfico
estudado, seu tipo de pesquisa é de cunho bibliográfico, acentuando-se um estudo de caso. E, por fim, em uma ênfase maior,
pode-se compreender que todos os caminhos percorridos pelo graduando, enquanto vivências no
contato direto com a sala traz importante reflexão acerca de conteúdos pertinentes à área, bem como
um olhar mais atento aos contextos em que se inserem em momentos sociais.
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