A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDEZAGEM E SEU DESAFIO EM UM CENÁRIO PANDÊMICO

  • Autor
  • Ismael Cícero da Silva
  • Co-autores
  • Inalda Maria Duarte de Freitas
  • Resumo
  •  

    O presente artigo se ocupa com a percepção do desafio constituído na aplicação da didática enquanto fator vital na eficácia do ensino-aprendizagem em um cenário pandêmico. Como aplicar a didática nesse cenário (?) é o problema que se pretende responder, e cuja hipótese inicial conta com a constatação de que tal aplicação se dá por sua adaptabilidade aos meios digitais; ainda que se reconheçam invitáveis perdas. Seu objetivo busca presentar a importância da didática enquanto disciplina, bem como a importância do docente como agente que a concretiza. A sua metodologia apresenta a técnica de uma entrevista, tendo como instrumento um roteiro aplicado aos entrevistados. Seu tipo de pesquisa é um estudo de caso. A pesquisa ora em desenvolvimento traz a contribuição de teóricos da área, bem como uma breve amostragem de dados que revelam a opinião de profissionais da educação que vivenciaram o cenário em questão. Justificando-se na necessidade de implementar a literatura da área, se reconhece o caráter não exaustivo dessa pesquisa e espera-se unir-se a outros no amadurecimento das respostas obtidas nessa busca pelo progresso do fazer pedagógico, que enfatiza a importância da didática. Portanto, do cenário pandêmico deve ser visto como um “abrir de olhos” para a percepção do quanto a didática é vital para o ensino-aprendizagem

     

  • Palavras-chave
  • Didática, Interação Pessoal, Pandemia
  • Área Temática
  • Letras-Português RP
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica