Alfabetizar letrando: Vivência escolar e suas dificuldades na aprendizagem dos alunos da Escola Monsenhor José Soares de Melo

  • Autor
  • Mariana Carneiro Cavalcante
  • Resumo
  • O letramento na educação infantil é a porta de entrada para a participação ativa das crianças a construir leituras e escrita de seu ambiente e assim partir para uma interpretação da sociedade a qual tem participação inerente. O PIBID (O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de História da UNEAL está ambientado na Escola Monsenhor José soares localizada no bairro Brasiliana e esse trabalho visa descrever e discutir o ensino de História e as dificuldades de letramento no ambiente escolar do projeto, suas causas e os desafios do professor de história no desenvolvimento da aula em tempos de pandemia e isolamento social. Para tanto, como metodologia, utilizou-se da pesquisa de campo para a identificação dos problemas além de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados desse trabalho servirão de suporte e questionamento ao mostrar como a dificuldade na escrita e interpretação dos alunos é um grande impasse para a construção da identidade dos mesmos. Além de mostrar o papel do professor de História na educação como um todo ao fazer uma intervenção para a melhoria do letramento ao agir com interdisciplinaridade das matérias de Português e História

  • Palavras-chave
  • Letramento, Docência, Interdisciplinaridade, Escrita, Educação infantil, História.
  • Área Temática
  • História PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica