O objetivo do trabalho apresentado é discutir o ensino de língua portuguesa entre a gramática normativa e a reflexiva. Quando falamos de gramática logo imaginamos o conceito de tradicional estudado ao longo dos anos, que refletem um conjunto de normas e regras que são todos aqueles conteúdos tradicionais obedecidos nas escolas que trata de uma repetição continua da forma correta, e que a interação linguística não faz parte dessa normativa e que é dedicada a língua escrita, deixando de lado a importância da variação linguística e a oralidade. Seguindo essa linha teórica, destacamos que a gramática reflexiva sugere ao aluno um ensino produtivo, novas habilidades, reflexões, e estas propõem e estabelecem mudanças que facilitam o entendimento e o uso de atividades metodológicas. Também abordaremos os usos da pontuação na construção de sentindo e como os sinais são usados nos textos. A ênfase desta pesquisa recai sobre como a pontuação também nos ajuda a entender os textos escritos e nos expressar quando estamos falando, além de expressar as emoções e todos os sentidos que expressam por escritos o que estamos pensando. No decorrer deste artigo, apresentaremos uma proposta de aula para alunos de 7º anos e como será abordado o assunto sobre o uso dos sinais de pontuação. Serão mostrados conceitos sobre a pontuação e seu uso em texto, e como seu uso é importante para a construção dos sentidos.
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