Este artigo consiste no resultado satisfatório de aulas ministradas e vivenciadas no chão da sala de aula virtual, com alunos dos oitavos anos, da escola Desembargador XXXX, onde trabalhamos a poesia, a contação de histórias e rimas em versos permitidas pelo cordel, um dos gêneros textuais que possibilitam a prática da leitura, uma estratégia pedagógica em sala. A metodologia aplicada perpassa o ambiente virtual, devido ao estado de pandemia que o mundo se encontra, o Padlet e o chat do Meet, foram os aplicativos auxiliadores, que nos deram suporte para as aulas, tendo como ponto de partida o desconhecido e todas as dificuldades encontradas nesse espaço restrito. Trabalhar a ludicidade, mediante orientação, sugestão e improvisos que o contexto nos permitiu nesse processo de ensino-aprendizagem, uma saída que nos levou a buscar essa proximidade e interação com os alunos.
O uso desse recurso nos permitiu deter a atenção dos alunos, despertou o gosto pela disputa, a rapidez de tentativas, reverberando em aprendizado, derrubando assim, o muro “Medo de participar” que separava aluno/professor/aprendizagem. Queremos pontuar também, a importância de trabalhar algo nosso, nordestino, simples, real, normal e rico como as rimas cordelistas.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica