CORDEL: RIMAS E VERSOS QUE POTENCIALIZAM A CRIAÇÃO E O LETRAMENTO.

  • Autor
  • Bruna Laís dos Santos
  • Co-autores
  • Josefa Amelia Neves da Silva , Jeylla Salomé Barbosa Lima
  • Resumo
  •  

     

    Este artigo consiste no resultado satisfatório de aulas ministradas e vivenciadas no chão da sala de aula virtual, com alunos dos oitavos anos, da escola Desembargador XXXX, onde trabalhamos a poesia, a contação de histórias e rimas em versos permitidas pelo cordel, um dos gêneros textuais que possibilitam a prática da leitura, uma estratégia pedagógica em sala. A metodologia aplicada perpassa o ambiente virtual, devido ao estado de pandemia que o mundo se encontra, o Padlet e o chat do Meet, foram os aplicativos auxiliadores, que nos deram suporte para as aulas, tendo como ponto de partida o desconhecido e todas as dificuldades encontradas nesse espaço restrito. Trabalhar a ludicidade, mediante orientação, sugestão e improvisos que o contexto nos permitiu nesse processo de ensino-aprendizagem, uma saída que nos levou a buscar essa proximidade e interação com os alunos.

    O uso desse recurso nos permitiu deter a atenção dos alunos, despertou o gosto pela disputa, a rapidez de tentativas, reverberando em aprendizado, derrubando assim, o muro “Medo de participar” que separava aluno/professor/aprendizagem. Queremos pontuar também, a importância de trabalhar algo nosso, nordestino, simples, real, normal e rico como as rimas cordelistas.

     

  • Palavras-chave
  • Chão de Sala; Rimas; Versos; Oralidade; Escrita.
  • Área Temática
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica