: O presente relato de experiência tem como objetivo mostrar a importância do programa residência pedagógica, doravante PRP, na formação dos discentes de licenciatura em Letras em inglês da Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL. O PRP foi desenvolvido como política nacional de formação de professores, e tem como finalidade: incentivar a formação docente, fortalecer os vínculos entre universidade e escolas públicas e as redes de ensino e adaptar os currículos dos cursos de licenciatura. Neste contexto, é importante destacar que o programa é de grande aplicabilidade para alunos/professores, uma vez que permite aos residentes um contato mais frequente com a realidade da escola pública, tendo ciência das questões pedagógicas e burocráticas que norteiam a escola, também permite aos discentes e futuros docentes a oportunidade de estudar e aplicar teorias referente ao ensino e aprendizagem. Sendo umas das principais funções do PRP a qualificação profissional e intelectual dos futuros professores, apresentaremos como o programa tem contribuído para a qualificação profissional durante o período de permanência na Escola Estadual Carlos Gomes de Barros, na cidade de União dos Palmares - AL, também relataremos como o acompanhamento do preceptor e dos encontros com as coordenadoras foram importantes para a formação profissional. Para a fundamentação teórica, optamos por FELDMANN (2004) e LIBÂNEO (2004). Logo, as informações aqui apresentadas foram extraídas do período de vigência do programa 2020-2021. Assim, o trabalho foca em como PRP tem contribuído para uma formação profissional qualitativa dos envolvidos.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica