A literatura de cordel é uma manifestação literária inserida no seio da tradicional cultura brasileira, especialmente no interior nordestino do país, e é um expressivo meio de comunicação que possibilita investigações educativas através de declamações de poemas. Em sala de aula, o gênero cordel estimula o ato de ler a partir da realidade vivenciada pelos discentes. Além disso, dada sua característica dinâmica, o cordel contribui para o processo de ensino-aprendizagem ao estimular o entendimento social e crítico dos alunos. O cordel tem sido utilizado por vários educadores em suas aulas, constituindo-se numa importante ferramenta para, de uma forma dinâmica, ensinar os conteúdos geográficos. Nesse sentido, o presente trabalho relata o desenvolvimento de um projeto de inserção da literatura de cordel nas aulas de geografia do ensino médio. A proposta, mais especificamente, é que os alunos do primeiro ano A da Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros produzam cordéis sobre os aspectos geohistóricos da Serra da Barriga e do povoado quilombola do Muquém em União dos Palmares - AL. A literatura de cordel possibilita que alunos da educação básica abordem os mais variados temas e conceitos geográficos.
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