Aprender brincando: o jogo como um método de inclusão em tempos de aulas remotas

  • Autor
  • Dirceu Ribeiro Dias
  • Co-autores
  • Eduardo Belo , Clélio Cristiano dos Santos , Charlene Leite de Souza , Maria Vitoria da Rocha Silva , Mauricio Luiz dos Santos , Weverton Felix da Silva
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo relatar a realização de uma atividade lúdica desenvolvida na Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, no município de União dos Palmares – AL, visando impulsionar a participação dos alunos das primeiras séries do ensino médio nas aulas remotas da disciplina de geografia. Verificou-se, após a observação das aulas de Geografia, uma inexpressiva participação dos alunos nas aulas remotas e a necessidade de elaborar um projeto de intervenção voltado para dinamizar as aulas e estimular a participação dos alunos. Para tanto, foi proposto a realização de um jogo pedagógico, o “Quiz Cartográfico”, que versasse sobre os conteúdos trabalhados nas aulas. A utilização de jogos e brincadeiras lúdicas estimulam o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade e prazerosa, despertando o interesse dos alunos nas aulas e contribuindo para ampliar a participação dos mesmos nas atividades remotas.

  • Palavras-chave
  • Jogos, Ensino de Geografia, Lúdico.
  • Área Temática
  • Geografia PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica