As gincanas estudantis criam condições de socialização de um conhecimento voltado a um tema específico, seguindo o que diz a BNCC e incluindo o atual contexto de ensino remotos para o ensino básico devido a pandemia da COVID-19, a introdução de tecnologias digitais no contexto escolar mais o aumento significativo de acidentes com animais peçonhentos no estado, objetivou-se executar uma gincana estudantil virtual com a temática de animais peçonhentos contando com 10 turmas de 2º ano do ensino médio divididos em quatro equipes: arraia, abelha, cascavel e tarântula que disputaram em diversas dinâmicas como engajamento e publicações voltadas ao animal de cada equipe nas redes sociais, “super nerd”, campo minado e ao responder questões sobre o tema durante a explanação geral e biológica dos principais grupos de animais peçonhentos em dois encontros síncronos em sábados distintos totalmente virtual. A gincana mobilizou as turmas que trabalharam em equipe para cumprir as provas, ao mesmo tempo que contribuíram com suas experiências pessoais e sanaram dúvidas, consagrando ao término a equipe cascavel como vencedora, somando três pontos para os integrantes que contribuíram de alguma forma na nota do bimestre correspondente e até dois para as demais equipes. A ferramenta se mostrou útil na sua execução dentro dos objetivos, e as palestras evidenciaram uma carência de informação a respeito do tema, dessa forma explicita a possibilidade de aplicar a gincana virtual em diversos temas e disciplinas abordando didáticas específicas.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica