RESUMO: A interrupção de aulas presenciais e a necessidade de continuidade às disciplinas, já programadas, repercutiram na imediata adoção de formas alternativas de ensino, em especial a utilização de ferramentas digitais online, as chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação Digital (TDIC). O presente trabalho tem como objetivo apresentar dados iniciais sobre as experiências vivenciadas através dos Residentes Pedagógicos de Biologia da Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL, Campus- Arapiraca. Trata-se de um estudo desenvolvido por bolsistas do Programa Residência Pedagógica, onde foi elaborado um questionário online através do Formulários Google® e utilizou-se o aplicativo WhatsApp para que o questionário chegasse na amostra que foi analisada. O público alvo da amostra se refere: aos discentes da Universidade Estadual de Alagoas, campus-Arapiraca, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; à docente orientadora do núcleo de biologia; e à professora preceptora da escola campo, que estão dentro do programa (RP) no calendário vigente. Analisando as respostas, observou-se que cada um obteve experiência em algo, pois foi possível compreender, através dos resultados que, programas nacionais de formação de professores como a Residência Pedagógica proporciona aos acadêmicos a oportunidade de observar como a escola e os professores lidam com desafios que surgem no ensino remoto. Para tanto, conclui-se que, ao vivenciar o Ensino Remoto, se explora as necessidades das tecnologias digitais, e também é possível compartilhar e sociabilizar as experiências desse ensino com o professor preceptor e adquirir segurança para atuar de forma mais autônoma.
PALAVRAS-CHAVE: Residência Pedagógica, Ensino Remoto, Pandemia
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica