RELATOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO PANDÊMICO EM SANTANA DO IPANEMA/AL: um olhar sobre a situação educacional e seus desafios.

  • Autor
  • Natália Pâmela Barbosa Ribeiro
  • Co-autores
  • Yara Martins Agra , Carla Manuella de Oliveira Santos
  • Resumo
  • Este artigo apresenta breve reflexão acerca da realidade de uma turma do 2º ano do ensino fundamental da rede pública de Santana do Ipanema- Alagoas, durante o período de ensino remoto e o retorno às aulas presenciais, pela perspectiva do relato de experiência como residentes no Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Alagoas, Núcleo I - campus II em Santana do Ipanema (AL). A investigação é um desdobramento das ações de pesquisa-ação desenvolvidas no PRP, e para tal, foram tomados como referência os estudos de Bernardes (2021), Luckesi (1994), Kishimoto (2010), Solé (1998), Freire (1987), entre outros. O texto busca fazer uma análise de como se deu os processos de ensino-aprendizagem no cenário remoto na escola campo de ação das atividades do Programa Residência Pedagógica e como se desenvolveu a retomada presencial. Em suma, constata-se que o ensino remoto não substitui o presencial e a volta à sala de aula exige um olhar ainda mais atento e sensível diante das novas particularidades vividas pelos sujeitos que protagonizam essa retomada.

  • Palavras-chave
  • Ensino-aprendizagem, Práticas pedagógicas remotas, Retorno do ensino presencial.
  • Área Temática
  • Pedagogia/alfabetização RP
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica