Este artigo apresenta breve reflexão acerca da realidade de uma turma do 2º ano do ensino fundamental da rede pública de Santana do Ipanema- Alagoas, durante o período de ensino remoto e o retorno às aulas presenciais, pela perspectiva do relato de experiência como residentes no Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Alagoas, Núcleo I - campus II em Santana do Ipanema (AL). A investigação é um desdobramento das ações de pesquisa-ação desenvolvidas no PRP, e para tal, foram tomados como referência os estudos de Bernardes (2021), Luckesi (1994), Kishimoto (2010), Solé (1998), Freire (1987), entre outros. O texto busca fazer uma análise de como se deu os processos de ensino-aprendizagem no cenário remoto na escola campo de ação das atividades do Programa Residência Pedagógica e como se desenvolveu a retomada presencial. Em suma, constata-se que o ensino remoto não substitui o presencial e a volta à sala de aula exige um olhar ainda mais atento e sensível diante das novas particularidades vividas pelos sujeitos que protagonizam essa retomada.
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