No atual contexto pandêmico vivenciado, a educação também foi afetada, tendo as aulas presenciais suspensas e adquirindo o modelo de ensino remoto, resultando mudanças bruscas tanto para a escola, quanto para profissionais da educação, estudantes e famílias. Esse modelo, remoto, requer a utilização do uso de tecnologias e internet, o que acarretou dificuldades de acesso aos educandos da rede pública. Em consonância a isso, questiona-se: como está ocorrendo o processo de alfabetização e letramento no ensino remoto? O objetivo desse trabalho é de investigar os desafios que os profissionais da educação vêm enfrentando desde o início da pandemia até o ensino híbrido e escalonado, como também compreender as dificuldades encontradas nas salas de aulas virtuais e destacar as experiências e práticas pedagógicas realizadas pelos (as) docentes, mais precisamente nas escolas públicas da rede municipal do estado alagoano. Diante disso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa cujos dados foram obtidos através de um formulário online, difundido em seis municípios do estado de Alagoas. O estudo epistemológico foi fundamentado a partir de autores como: Pereira (2021, online), Moran (2018), Oliveira (2020), Candau (2021), Soares (2019, online), entre outros. Com a realização do estudo, pode-se observar que o ensino remoto tem sido uma experiência desafiadora para os educandos, profissionais da educação e família, o que reflete desfavoravelmente no processo de alfabetização e letramento escolar e, consequentemente, compromete o processo de ensino e aprendizagem.
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