RESUMO: O presente trabalho é resultado das experiências e práticas enquanto bolsistas no Programa Residência Pedagógica que foram efetivadas durante o isolamento social, devido o contexto da pandemia de Covid-19. Objetiva-se com esse trabalho, proporcionar aos leitores uma compreensão acerca do que é o Programa Residência Pedagógica e sua relevância para a profissionalização em caráter formativo dos discentes, bem como tecer uma reflexão sobre os percalços vivenciados enquanto residentes durante as práticas no Programa Residência Pedagógica. A metodologia é o desdobramento da pesquisa-ação, assim, aqui utiliza-se dos seguintes procedimentos: das vivências das autoras e de suas experiências nas ações desenvolvidas de modo síncrono e assíncrono no Programa. Ademais, como fundamentação teórica amparou-se em estudos produzidos pelos autores Pimenta e Lima (2017), Souza e Ferreira (2020), Kenski (2012). Para auferir, o referido artigo constata as limitações na efetivação de práticas de modo remoto virtual, tendo em vista a dinâmica presencial da escola como indispensável na aquisição de aprendizagens fundamentais para a formação docente e construção do perfil profissional dos discentes do Curso de licenciatura em Pedagogia.
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