O presente artigo tem por objetivo a discussão a respeito do aumento de casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, potencializado pelo isolamento social da pandemia e vivenciada no retorno as aulas presenciais. Dessa maneira, através de pesquisas realizadas com alunos e professores da Escola de Educação Básica José de Sena Filho, situada no município de Coité do Nóia-AL, evidenciamos a carência na formação docente em relação a tais problemáticas, bem como, a existência de casos de abuso sexual entre os discentes. A partir dessa análise chegamos a algumas conclusões como a necessidade de uma conduta acolhedora por parte dos educadores diante das vítimas, da importância do papel da instituição e dos agentes competentes no combate a qualquer forma de abuso, assédio ou exploração. Assim, junto a psicopedagoga da instituição de Ensino, vem sendo desenvolvida uma proposta de intervenção diretamente focada na capacitação dos professores e na criação de um espaço consciente e adequado para amparar os jovens, ação intitulada de Grupo de Apoio Participativo Educacional (GAPE).
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