Alfabetizar e letrar, categorias que estão interligadas rumo a aquisição de habilidades para compreensão de textos, inicio de uma batalha a partir do primeiro ano do Ensino Fundamental, atingindo a faixa etária entre 6 e 7 anos. Nessa direção, este texto tem como objetivo fazer um recorte do projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), órgão de fomento, financiador de 80 projetos no âmbito da UNEAL, mostrando nesse momento a que o projeto se propõe, apesar de ainda está em suas primeiras ações de pesquisa. A metodologia utilizada na escrita deste texto segue os princípios que norteiam uma pesquisa bibliográfica, acrescida de relatos das atividades propostas, além daquelas que foram possíveis realizar durante esse período de pandemia. Assim sendo, a pesquisa é do tipo qualitativa, cuja abordagem atende ao paradigma da descrição, dos relatos e análise documental, para tanto, o instrumento é o próprio projeto e textos de apoio referente ao tema. Os resultados alcançados apontam que as leituras realizadas no grupo de pesquisa, assim como os diálogos travados, favorecem o caminhar na consecução do objetivo e na resposta do problema proposto. A questão da alfabetização e letramento surge no sentido de esclarecer o roteiro que pretendesse elaborar como elemento que sustentará a realização da entrevista a ser realizada no decorrer da execução do projeto.
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