O presente escrito traz algumas reflexões a partir das vivências educativas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES) em tempos de Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais (REAENP). Outrora, o REAENP foi adotado pelas Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoas por meio da Portaria/Seduc n.º 4.904/2020, no contexto pandêmico experienciado a partir de março de 2020. Em outubro do mesmo ano, a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) iniciou, remotamente, as atividades do PRP/Capes. O subprojeto, do campus Arapiraca, alocou-se em duas escolas da rede estadual, sendo a Escola Estadual de Ensino Médio Integral Integrado à Educação Profissional Professora Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL) o campo de pesquisa onde as ações aqui descritas foram empenhadas. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica e documental com um estudo de caso na referida escola. Para a elaboração deste relato, foi selecionado o período que vai de abril a setembro de 2021, meses que correspondem ao segundo módulo do PRP/Capes. Este módulo foi realizado de forma remota. Pretende-se, então, descrever e analisar as ações empreendidas neste período englobando desde a observação até o momento da regência. O ensino de História torna-se o principal escopo para reflexões suscitadas por meio do PRP. Portanto, tal relato busca elencar experiências no âmbito do ensino de História, em que o REAENP substituiu o Ensino Presencial na rede estadual de Alagoas e o PRP aderiu ao ERE para tornar possível o prosseguimento nas IES de todo o país.
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