CLUBES DE ASTRONOMIA ESCOLARES: UMA PROPOSTA DE ENSINO NÃO FORMAL
O que me trouxe até aqui? Os céus sempre foram fontes de inspiração para a minha vida. A curiosidade, o fascínio e a certeza da imensidão do Universo, são, para mim, como fonte que jorra água sem cessar, água limpa, gostosa e pura, capaz de me nutrir e me lavar. Quando criança, meus pais perceberam que eu gostava de entender como as coisas funcionavam. Minha brincadeira não era usá-las, mas quebrá-las e decifrá-las. No ensino fundamental meu professor de ciências me incentivou, e no ensino médio meu professor de física me questionou. Estava feito: a “fonte dos céus” estava servida, e com a ajuda de meus professores da graduação, percebi que, dentre os muitos rios, um deles estava mais convidativo, um pequeno córrego, com águas calmas e aconchegantes, em que eu poderia contemplar e conversar sobre o Universo. Percebi então que não bastava somente saber sobre os céus. Para saciar minha sede, eu precisava despertar em outros a curiosidade e o fascínio que tinham dentro de si. Algum tempo depois, já como professor, decidi criar um clube de astronomia escolar, e percebi que ainda não tinha os saberes necessários para tal. Após algumas pesquisas me deparei com poucas orientações práticas e tive dificuldades. A partir de diálogos com outros astrônomos e professores superei estas dificuldades, e tal superação me trouxe até aqui. Na busca por um recorte, propomos o seguinte problema de investigação: Quais contribuições o ensino não formal, através de clubes de astronomia escolares, pode dar à educação em astronomia, sobretudo no espaço escolar, na perspectiva da compreensão do nosso lugar no Universo? Para tentarmos responder a esta pergunta e possivelmente abrir caminhos para outros questionamentos, iremos analisar de que forma os clubes de astronomia podem contribuir para educação em astronomia no espaço escolar, como objetivo geral. Afim de superar as dificuldades geralmente encontradas, propomos como objetivos específicos (1) fomentar e subsidiar, teórica e praticamente, professores da área das ciências para estruturarem e desenvolverem clubes de astronomia no espaço escolar; e (2) incentivar a disseminação dos saberes científicos em astronomia na comunidade escolar, e consequentemente na sociedade, a fim de que redescubramos o Universo ao nosso redor.