A Astronomia é uma ciência fundamental para entendimento dos processos naturais, como o ciclo das estações, a luz e o calor do Sol, as fases da Lua e a definição de calendários. Contudo, o ensino de Astronomia nas escolas, é deficiente. No entanto, professores podem contar com a utilização de observatórios astronômicos como espaços não formais para ensino de astronomia.
Segundo Jacobucci (2008), espaço não formal de ensino é qualquer espaço diferente da escola onde pode ocorrer uma ação educativa. No Brasil, a educação não formal e divulgação científica são áreas com um enorme potencial para a formação da cultura científica (QUEIROZ, citado por LANGHI, 2009). O Observatório Astronômico do IFMG Campus Bambuí (OAB) é um espaço não formal de ensino, institucionalizado, por ser regulamentado e possuir equipe técnica responsável pelas atividades executadas. Este espaço auxilia na formação dos conceitos sobre Astronomia de cidadãos da comunidade da região da cidade de Bambuí - MG.
O OAB conta com dois telescópios (300mm e 180 mm), sendo o principal um Celeston CPC 1100, binóculo Orion 10x70 e com um conjunto de filtros, lentes e acessórios. Conta também com uma equipe técnica constituída por um professor do IFMG Campus Bambuí e cinco alunos do curso de Licenciatura em Física e outros.
A divulgação das atividades é realizada através da página do observatório na rede social Facebook, convites em escolas públicas, particulares e convites internos no campus. O OAB é aberto uma vez por semana para receber a comunidade para observações de corpos celestes como planetas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias, etc.
Durante as visitas, ocorrem discussões sobre a natureza dos astros, identificação de constelações, pontos cardeais, mecânica celeste, nosso calendário, relação da astronomia e o meio ambiente, etc. O OAB recebe também, semanalmente, a visita de escolas da região, quando, além da observação astronômica, são realizadas palestras sobre diversos temas da astronomia, como “Origem e Evolução do Universo”, “Sistema Solar” e “Astrobiologia”. Outra importante atividade do OAB é o Cinema ao Ar Livre, quando são exibidos filmes, séries ou documentários sobre Astronomia, seguidos de discussão.
Desta forma, o OAB é uma opção de lazer e cultura e auxilia a formação científica da população. Através do livro de visitas do OAB, estima-se que, desde 2014, o observatório tenha atingido cerca de 2830 pessoas.
Comissão Organizadora
Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion
Comissão Científica