Uso da Plataforma STUDOS para o Ensino de Física no Ensino Médio Regular
Autor
Tomaz Luís Pontes Dornelles Passamani
Resumo
A Secretaria Estadual de Educação da Paraíba (SEE-PB) no ano de 2016 assinou parceria com a startup STUDOS – www.studos.com.br – que permite o uso de aplicativos de celular para a realização de Tarefas e Simulados Online elaborados e selecionados pelos professores e pela Escola. O Studos é um aplicativo que contribui para a melhoria do desempenho dos alunos, aumento da produtividade dos professores e do controle pelos gestores. São mais de 60 mil questões separadas por disciplina, assunto e nível de dificuldade. Inicialmente a parceria da STUDOS com a SEE-PB se deu em um número reduzido de escolas-piloto; em 2017 se abriu a possibilidade de uso pelas demais escolas da rede estadual e em 2018 a Gerência de Ensino Médio da SEE-PB estuda uma forma de divulgar e aumentar o seu uso nas escolas da rede estadual de ensino. Em outra escola, anterior a atual, houve a oportunidade de se utilizar a Plataforma STUDOS por dois anos consecutivos, aonde o seu clímax foi o aplicativo de celular STUDOS ser utilizado em Sala de Aula por todos os estudantes de 3º. Ano da Escola para a realização de um Simulado Online elaborado pelo PBVEST (Pré-Vestibular Social do Governo do Estado da Paraíba), tendo o desempenho individual dos alunos sido utilizado como uma das notas do 3º. Bimestre de 2017. Na escola anterior a atual havia internet wifi em todas as Salas de Aula. Na falta de internet wifi em todas as Salas de Aula as alternativas são a Sala de Informática e os alunos se utilizarem da internet de suas residências. A Plataforma STUDOS pode ser acessada de qualquer dispositivo conectado à internet (celulares, tablets, netbooks, notebooks, computadores de mesa).
Existe uma tendência mundial para educação mediada por computadores, estando isso explícito em iniciativas governamentais e trabalhos acadêmicos de pesquisadores (PIRES & ARSAND, 2017). A Escola Digital Paraíba e a RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) seriam exemplos de iniciativas governamentais. Apesar de dificuldades práticas que aparecem no contexto brasileiro para educação mediada por computadores há sinais promissores e necessidade de reavaliação das práticas para que esta assuma a sua real função social no cenário educacional brasileiro (PIRES & ARSAND, 2017). Neste ano na EEEF Argentina Pereira Gomes, que se encontra em processo de transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, a Plataforma STUDOS vem sido utilizada com os 1o. Anos do Ensino Médio. Resultados e comentários são apresentados.
PASSAMANI, Tomaz Luís Pontes Dornelles. Uso da Plataforma STUDOS para o Ensino de Física no Ensino Médio Regular.
In: 21° ENAST -
Natal, RN, 2018. Disponível em: <https://doity.com.br/anais/enast2018/trabalho/65865>.
Acesso em: 18/12/2024 às 21:21
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