Neste trabalho apresentamos um modelo de aula prática que utiliza o azimute como estratégia de discussão e inserção de temas de Astronomia na sala de aula. Apesar do conceito de azimute não ser algo comum à maioria dos alunos, a orientação geográfica é, na verdade, sempre foi uma constante para a civilização humana. Desde os primórdios, a necessidade de se locomover a lugares cada vez mais distantes e se localizar de forma adequada sempre foram fatores vitais para a sobrevivência de um determinado grupo. Por esse motivo, escolhemos o azimute geográfico como estratégia para discussão da astronomia, no que se refere à orientação geográfica. A atividade foi planejada por alunos dos cursos de Licenciatura em Química e Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Cocal, e aplicada a alunos do ensino médio, como mais uma estratégia de inserção, discussão e (re)aproximação da ciência, mais especificamente da Astronomia, com a sala de aula e a comunidade escolar.
Comissão Organizadora
Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion
Comissão Científica