A Espectroscopia, pilar da Astronomia moderna, é o estudo da luz a partir da sua decomposição por dispersão. Com o auxílio do espectroscópio pode-se identificar diversos elementos presentes num corpo em função de suas linhas espectrais características. Com essa análise é possível, por exemplo, identificar elementos e obter diversas informações sobre o nosso Universo. Considerando que grande parte dos alunos do ensino médio não costuma ter contato com a Astronomia nas aulas de Química, este trabalho apresenta uma proposta de inserção do tema, ministrada a discentes desse mesmo nível de ensino, onde a espectroscopia é utilizada como conteúdo de ligação entre a Astronomia e o ensino de ciências, mais especificamente o ensino de Química. Essa aula foi planejada e aplicada por alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Cocal, como atividade prática de inserção de conteúdos de Astronomia na sala de aula e como alicerce para diversas outras atividades que proporcionem um maior contato dos alunos e da comunidade local com a Astronomia.
Comissão Organizadora
Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion
Comissão Científica