O Living History como metodologia para o ensino de Astronomia

  • Autor
  • Luciana de Campos
  • Resumo
  •  

    História Viva (living history), é uma metodologia através da qual é possível tentar reviver a História retratando pessoas e episódios do passado, recriando os aspectos e condições da vida em um dado período histórico da forma mais realista e autêntica possível, através de hábitos e costumes, artes e ofícios, vestuário, armas, alimentos, medicamentos, música, danças, jogos e outros passatempos, incluindo quaisquer objetos e rituais do passado. O termo História Viva refere-se portanto, a qualquer performance destinada a trazer a história à vida para fins educacionais por meio de pesquisa científica, arqueológica experimental, interpretação teatral e dramatização. Essa metodologia, aplicada ao ensino de Astronomia nos ensinos Fundamental e Médio, principalmente quando as “personas históricas” são mulheres que se dedicaram à pesquisa astronômica, estimulam os alunos mas, principalmente as meninas, a se interessarem por essa Ciência e também a desenvolverem o pensamento científico, tão necessário para o desempenho intelectual em todas as áreas do conhecimento. Portanto o living history pode tornar-se uma metodologia inovadora e útil para a difusão do conhecimento astronômico para crianças e jovens.

     

  • Palavras-chave
  • Living history, Ensino de Astronomia, Pensamento científico
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e divulgação científica
Voltar
  • Astrofotografia
  • Ensino e divulgação científica
  • Instrumentação e Amateur Telescope Making (ATM)
  • Poluição luminosa (estudo e combate)
  • Pesquisa Amadora ou Astronomia Observacional

Comissão Organizadora

Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion

Comissão Científica