O ensino de Astronomia praticamente não existe nas escolas e quando existe ainda deixa muito a desejar. Na tentativa de contribuir para mudar essa realidade foi idealizada uma atividade de formação em Astronomia com estudantes do Ensino Fundamental do Instituto Educacional Logos, localizado em Redenção, interior do Estado do Ceará. A atividade realizada pelos membros do Grupo de Ensino, Pesquisa e Popularização da Astronomia e Astrofísica (GEPPAA) do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) consistiu em um momento de informação sobre assuntos básicos de Astronomia que foi completado com a exibição de uma sessão no Planetário Móvel Supernova que explorou ao máximo a capacidade de imaginação e abstração das crianças. Pelos excelentes relatos colhidos com os estudantes e professores responsáveis pelas turmas após o encerramento da atividade concluiu-se que o Planetário Itinerante Supernova mostrou ser uma excelente ferramenta para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem no que se refere ao ensino e popularização da Astronomia, tendo em vista que esse equipamento contribuiu para diminuir a deficiência existente no ensino dessa Ciência, além de aumentar a curiosidade que as pessoas sentem por esta disciplina, contribuindo de maneira concreta e efetiva para o aprendizado. Esse exemplo mostra como é importante diversificar as formas de ensino dos conteúdos não usando apenas “lousa e giz”.
Comissão Organizadora
Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion
Comissão Científica