O ensino de astronomia na educação básica é um dos aspectos que deverão ser fortalecidos nas aulas de física, no contexto da implementação de uma nova Base Nacional Comum Curricular, independente de qual seja a versão definitiva que venha a ser aprovada. Nesse contexto, uma compreensão ampla e atualizada sobre o Sol é imprescindível, a fim de que os estudantes desenvolvam uma aprendizagem plena de significados sobre o conceito e propriedades de estrelas. Neste trabalho, consta como objetivo elaborar, implementar e avaliar uma sequência de ensino que permita aos estudantes compreender os diversos estágios da existência do Sol, desde sua origem e desenvolvimento, seu status atual como uma estrela, até seu futuro atualmente vislumbrado pela ciência. Para isso, é construída uma sequência de ensino embasada nos momentos pedagógicos freireanos, desenvolvidos por Delizoicov & Angotti (1991) para o ensino de física. Tais momentos são a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. Como estratégia de ensino, adotamos o método da investigação pelos alunos, o qual permite um intenso envolvimento com o tema, propiciando uma contextualização efetiva e garantindo uma abordagem interdisciplinar. Uma sequência de ensino com tais ingredientes é então aplicada no contraturno a voluntários alunos de uma turma do 3º. Ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Norte. É anotado um histórico das ações efetivadas durante a aplicação, contemplando os aspectos essenciais a serem avaliados em relação à implementação da sequência. Esse histórico serve como referência a uma avaliação dessa implementação. Esperamos com esta iniciativa oferecer uma opção ao ensino de astronomia, ressaltando um aspecto essencial, que é a compreensão atualizada do Sol como uma estrela, chamando a atenção para os diversos aspectos da sua existência, desde sua origem, formação e desenvolvimento, até seu provável futuro cientificamente vislumbrado na atualidade, daí a expressão Sol contemporâneo.
Comissão Organizadora
Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion
Comissão Científica