JUSTIFICATIVAS PARA A APLICAÇÃO DA ASTRONOMIA NO SISTEMA EDUCACIONAL BÁSICO
A astronomia está presente no nosso cotidiano e foi a primeira área de conhecimento a ter atenção da humanidade, pois a sobrevivência de nossa espécie dependia desses conhecimentos, algumas atividades como a caça, pesca e a agricultura estão relacionadas intimamente com o ciclo do sol e da lua, esse fato é um dos que mostra a importância dessa ciência. Esse conhecimento astronômico pode ser compreendido tanto pela teoria quanto pela prática, atualmente seus estudos são realizados com mais ênfase na graduação ou pós-graduação, porém sua aplicação no ensino básico é essencial, pois a mesma pode trabalhar com os seguintes aspectos gerais, Relevância sócio-histórico-cultural, Ampliação de visão de mundo e conscientização, Interdisciplinaridade e Motivação, atendendo assim algumas exigências do Ministério da Educação (MEC) que estão presentes no Parâmetro Curricular Comum (PCN). As escolas brasileiras estão passando por um problema de evacuação de alunos, os mesmos se sentem desmotivados e a grande maioria dos que continuam permanece com esse sentimento, uma pesquisa divulgada pelo MEC em agosto de 2018, mostra que apenas 4,51% dos alunos que concluem o 3° ano do ensino médio atingem o nível adequado em matemática, a astronomia por ter a capacidade de despertar o facione em qualquer faixa etária, pode ser utilizada como ferramenta motivadora tanto em matemática quanto em outra disciplina, conforme o que foi exposto é notório a necessidade de novas estratégias de ensino aplicadas na educação básica e que a inclusão da astronomia ajudaria a modificar esse quadro.
Palavra-chave: Justificativa. Astronomia. Educação
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Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
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Nelson Ion
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