Estudo de casos: aprendizado de conceitos de astronomia aplicados aos visitantes do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia–LEPA

  • Autor
  • Salmo Rafael Cordeiro de Freitas
  • Co-autores
  • Gerbison Ferreira de Sousa , Rubens Damiglê Alves Marreira , Werbeson da Silva Freitas , Augusto César Barros Barbosa , Antônio Carlos Santana dos Santos
  • Resumo
  • Com este trabalho complementar, através da metodologia já desenvolvido no artigo por colaboradores do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia (LEPA), “Estudo sobre o aprendizado de conceitos de astronomia em escola de ensino fundamental e médio”, revelar não ser expressivo o conhecimento sobre astronomia básica. Representando um conhecimento decorativo, uma falha no ensino de astronomia (SOUSA et al., 2018).

    Os dados foram catalogados por meio da aplicação de questionários com 15 questões às turmas do primeiro semestre Licenciatura em Física e em Química, segundo semestre da Psicologia, bolsistas do LEPA, ambos os entrevistados pertencente a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Em visitas ao observatório Otto de Alencar, localizado nas dependências da UECE, Campus Itaperi. Após a realização do questionário, os visitantes dispõem da oportunidade de prestigiar a realização de palestras que envolvam as temáticas presentes nos testes, bem como a observação de corpos celestes com a utilização do telescópio.

    Os melhores resultados corresponde a temáticas de maior vivência dos entrevistados, correspondentes a 91,1%, 71,1% e 73,3%, respectivamente. Maior percepção sobre fatos do cotidiano. Em contrapartida, 1ª e 9ª, com 26,7%, e 10ª e 13ª, com 35,6%, representam o índice negativo de acertos. No levam a crer déficit na compreensão de planeta, asteroide, e de menor proporção falta de destreza na definição de cometa e corpos astronômicos e corpos celeste. Assuntos que possuem menor relevância ao conhecimento do dia a dia.

     

    A presente pesquisa objetiva expressar não apenas a não familiaridade em assuntos ditos simples em astronomia básica, em face do comparativo entre alunos do ensino fundamental e médio e alunos da graduação. Visa a importância da ampliação de metodologias de ensino e produção de materiais na divulgação sobre ensino da astronomia em séries iniciais, corroborando o amadurecimento aliado a maturidade do pensamento crítico em astronomia. Justificando-se assim, a importância da utilização de oficinas didáticas no ensino de Astronomia e visitas a observatórios para promover a assimilação conceitual nos alunos dos anos finais do ensino fundamental.

  • Palavras-chave
  • Astronomia, Ensino, Pesquisa
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e divulgação científica
Voltar
  • Astrofotografia
  • Ensino e divulgação científica
  • Instrumentação e Amateur Telescope Making (ATM)
  • Poluição luminosa (estudo e combate)
  • Pesquisa Amadora ou Astronomia Observacional

Comissão Organizadora

Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion

Comissão Científica