O ENSINO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DO SOFTWARE STELLARIUM: APLICAÇÕES NO CURSO DE FÍSICA DA UNILAB/CEARÁ

  • Autor
  • JOSÉ AUGUSTO MONTEIRO SOBRINHO
  • Co-autores
  • EMÍLIA DE SOUSA UCHÔA , FRANSCISCO LUCAS SANTOS OLIVEIRA , MARIA JOSÉ DE SOUZA GALVÃO , FRANCISCO MATEUS ALVES GUIMARÃES , MICHEL LOPES GRANJEIRO
  • Resumo
  •  

    As inovações tecnológicas das últimas décadas proporcionaram diversos avanços nos mais diferentes ramos e setores da sociedade, inclusive na educação. Um desses avanços foi a criação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que são mecanismos alternativos que podem (e devem) ser utilizados pelo professor para a melhoria do aprendizado dos estudantes. No que tange ao ensino de Astronomia, podemos mencionar o software gratuito Stellarium que realiza simulações na esfera celeste em qualquer data e em qualquer lugar da Terra, o que possibilita ao professor dinamizar a transmissão de vários conteúdos. Na disciplina Fundamentos de Astronomia e Astrofísica do curso de licenciatura em Física do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CE) foram utilizados diversos recursos tecnológicos para facilitar o ensino e aprendizagem dos conteúdos básicos de Astronomia. O programa Stellarium foi utilizado para mostrar aos estudantes o quão fascinante pode ser o reconhecimento das estrelas, constelações e movimentos dos astros na esfera celeste (em especial para o movimento retrógrado dos planetas). A possibilidade de simular eventos astronômicos, bem como a facilidade e praticidade no reconhecimento dos astros foi outro atrativo abordado com o software, uma vez que a causa de fenômenos como as fases da Lua, os eclipses (solares e lunares) e as chuvas de meteoros foram facilmente entendidos pelos estudantes com o programa. Em geral, foi percebido que o grande encantamento que o software causou no público foi a possibilidade de simular o céu da cidade onde moram, em qualquer data. A grande aceitação dos estudantes em querer aprender mais sobre a Astronomia, mesmo que com o uso de um programa, revela um dado positivo extraído do uso do Stellarium na disciplina, que contribuiu para a difusão da Astronomia entre os jovens.

  • Palavras-chave
  • Ensino de Astronomia, Stellarium, UNILAB
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino e divulgação científica
Voltar
  • Astrofotografia
  • Ensino e divulgação científica
  • Instrumentação e Amateur Telescope Making (ATM)
  • Poluição luminosa (estudo e combate)
  • Pesquisa Amadora ou Astronomia Observacional

Comissão Organizadora

Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion

Comissão Científica