As inovações tecnológicas das últimas décadas proporcionaram diversos avanços nos mais diferentes ramos e setores da sociedade, inclusive na educação. Um desses avanços foi a criação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que são mecanismos alternativos que podem (e devem) ser utilizados pelo professor para a melhoria do aprendizado dos estudantes. No que tange ao ensino de Astronomia, podemos mencionar o software gratuito Stellarium que realiza simulações na esfera celeste em qualquer data e em qualquer lugar da Terra, o que possibilita ao professor dinamizar a transmissão de vários conteúdos. Na disciplina Fundamentos de Astronomia e Astrofísica do curso de licenciatura em Física do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CE) foram utilizados diversos recursos tecnológicos para facilitar o ensino e aprendizagem dos conteúdos básicos de Astronomia. O programa Stellarium foi utilizado para mostrar aos estudantes o quão fascinante pode ser o reconhecimento das estrelas, constelações e movimentos dos astros na esfera celeste (em especial para o movimento retrógrado dos planetas). A possibilidade de simular eventos astronômicos, bem como a facilidade e praticidade no reconhecimento dos astros foi outro atrativo abordado com o software, uma vez que a causa de fenômenos como as fases da Lua, os eclipses (solares e lunares) e as chuvas de meteoros foram facilmente entendidos pelos estudantes com o programa. Em geral, foi percebido que o grande encantamento que o software causou no público foi a possibilidade de simular o céu da cidade onde moram, em qualquer data. A grande aceitação dos estudantes em querer aprender mais sobre a Astronomia, mesmo que com o uso de um programa, revela um dado positivo extraído do uso do Stellarium na disciplina, que contribuiu para a difusão da Astronomia entre os jovens.
Comissão Organizadora
Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion
Comissão Científica