A inserção da Astronomia no ensino de Física da Educação de Jovens e Adultos (EJA) oportuniza aos educandos, jovens e adultos(as) provindos do ensino médio diurno ou do não término dos estudos, um processo de ensino-aprendizagem diferenciado dos demais processos verbais, tornando a sala de aula em um espaço de aprendizagens significativas, priorizando seu protagonismo, estimulando sua autonomia, sua capacidade de tomar decisões e de trabalhar em grupo. A inserção da Astronomia nas aulas de Física deu-se pela necessidade não atendida pelas aulas verbais, demonstrativas e excessivamente teóricas, de não atrair os educandos, pois os conteúdos destoavam da realidade em que estavam inseridos. Desta forma, a adoção da Astronomia de maneira lúdica e prática trouxeram-nos para o centro de produção do conhecimento, com modificações didático-pedagógicas dos sujeitos professor-educando, modificando as formas de relações entre eles através do seu intenso dinamismo, praticidade, contextualização e interdisciplinaridade. A inserção da Astronomia no contexto da EJA foi realizada em oitos turmas do ciclo V (1º e 2º série do ensino médio) com dez a vinte e cinco integrantes em cada turma, no turno noturno, de uma Escola Cidadã Integral de João Pessoa-PB. Inicialmente, aplicamos um questionário com dez perguntas sobre conceitos iniciais da Astronomia como Sistema Solar, Big-Bang, Estações do ano, Fases da Lua, Leis do Movimento Planetário, etc. Logo após, os estudantes foram apresentados a Astronomia por meio da série ABC da Astronomia produzida pela TV Escola, com trinta vídeos, sobre diversos conceitos. A etapa seguinte será a realização de oficinas para explorar o grande potencial experimental da Astronomia. Serão realizadas as oficinas: comparação entre os tamanhos dos planetas, comparação entre as distâncias médias dos planetas ao Sol, desenhando uma elipse de qualquer excentricidade e estações do ano: suas causas. Após estas atividades, aplicaremos novamente o questionário e esperamos obter resultados positivos sobre a inserção da Astronomia, de modo prático e lúdico nas aulas da EJA, tais como: a alfabetização científica, o trabalho em grupo, o estímulo a discussão e ao pensamento crítico, a manipulação das grandezas físicas no contexto dos fenômenos astronômicos, bem como a sua devida importância para a troca de saberes e a volta do costume dos povos antigos, de sempre olhar para o céu para tomar decisões importantes e realizar medidas.
Comissão Organizadora
Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion
Comissão Científica