A Astronomia no ensino básico e em cursos de formação de professores de Ciências

  • Autor
  • José Nilton Lima da Silva
  • Co-autores
  • Daniella Nunes Tenório , Dalila Araújo da Silva , Caio Fabio Teixeira Correia
  • Resumo
  • O ensino de Astronomia na educação básica está espalhado dentro de diversas matérias de Ciências Naturais, Física e Geografia, ao longo de diversos anos letivos, de acordo com as propostas de conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) e livros adotados nas escolas dentro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Desta forma, o ensino de Astronomia no espaço formal escolar acaba sofrendo com uma abordagem desconexa, muitas vezes de maneira muito rasa, o que pode gerar dúvidas ou concepções errôneas, quando não é apresentada com equívocos. No entanto, esta é uma ciência com grande capacidade de aguçar a curiosidade científica, a imaginação e de servir de conteúdo interdisciplinar entre as diferentes matérias de Ciências. Outro problema que pode agravar estas deficiências da presença da Astronomia no Ensino Básico é quando a formação do professor de ciências não inclui uma ou mais disciplinas específicas de Astronomia, lecionadas por uma pessoa formada ou especialista na área. Que é o que geralmente ocorre, pois temos poucos cursos de graduação em Astronomia no Brasil e poucos programas de pós-graduação voltados para Astronomia, cuja maioria é voltada para a formação de pesquisadores na área. O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - Campus Serra da Capivara é uma exceção. Este curso visa a formação de professores do ensino básico de ciências, num tempo de 3,5 anos dividido em sete semestres letivos. Pois nele há uma disciplina de Introdução À Astronomia em sua grade curricular principal, com 60h de duração (sendo 15h de aulas práticas, envolvendo o uso de telescópio e observação básica do firmamento). Ainda assim, observamos que a ementa da disciplina é bastante diversificada, cobrindo vários conteúdos em curto espaço de tempo, que não serão ministrados pelos futuros professores de ciências, de acordo com os conteúdos propostos nos PCN+ e livros didáticos. Neste trabalho, fazemos a comparação entre a ementa da disciplina de Introdução à Astronomia do referido curso, com os conteúdos propostos nos PCN+ e no PNLD para as matérias de ciências no Ensino Básico, de forma a propor quais conteúdos podem ter uma abordagem mais prolongada e detalhada tanto neste caso específico quanto em outros cursos de formação de professores de Ciências, ou de reciclagem de professores.

  • Palavras-chave
  • Formação de Professores, Ensino Básico, Ensino de Astronomia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e divulgação científica
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  • Astrofotografia
  • Ensino e divulgação científica
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  • Poluição luminosa (estudo e combate)
  • Pesquisa Amadora ou Astronomia Observacional

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