A GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA: UMA PROPOSTA PARA O CURSO DE FÍSICA DA UNILAB

  • Autor
  • EMÍLIA DE SOUSA UCHÔA
  • Co-autores
  • FRANCISCO MATEUS ALVES GUIMARÃES , GUSTAVO GOMES DA SILVA , CLARA MARIA BENEVIDES NASCIMENTO , MICHEL LOPES GRANJEIRO , JOÃO PHILIPE MACEDO BRAGA
  • Resumo
  •  

    O entendimento de alguns conteúdos de Astronomia exige do estudante uma maior capacidade de atenção, abstração e raciocínio e para facilitar o processo de ensino-aprendizagem desses conteúdos o professor pode fazer uso de ferramentas alternativas tais como o uso de jogos. Nesse sentido a gamificação pode ser entendida como a técnica de utilizar recursos de jogos em diferentes contextos, como na educação, por exemplo. Na prática consiste em imergir os alunos em um jogo conceitual onde eles aprendem se divertindo, facilitando assim todo o processo educativo. Essa técnica foi utilizada em uma turma do curso de Física do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O jogo elaborado consiste em tomar os alunos como astronautas, com o objetivo de dominar o sistema solar. Todos partirão do mesmo nível, onde realizarão atividades no intuito de ganhar conhecimentos para avançar para o próximo nível, conforme o astronauta for passando de nível, ele vai ganhando o direito de entrar em zonas que antes eram proibidas para ele, as zonas proibidas são aquelas do nível superior ao que o astronauta estiver. O primeiro desafio será sair da Terra, depois disto o astronauta irá percorrer toda uma trajetória ao longo do sistema solar, acarretando no acumulo de experiencias e aprendizagens com respeito a Astronomia. Após o uso do game será feito alguns questionamentos aos estudantes. Dessa maneira, no campo da educação, espera-se que a gamificação, por mostrar ter um imenso potencial e despertar o interesse dos estudantes envolvidos, aumenta a participação dos envolvidos bem como desenvolve a criatividade, a autonomia e o diálogo dos mesmos em momentos de resolver e discutir problemas.

     

  • Palavras-chave
  • Gamificação, ensino de Astronomia, UNILAB
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino e divulgação científica
Voltar
  • Astrofotografia
  • Ensino e divulgação científica
  • Instrumentação e Amateur Telescope Making (ATM)
  • Poluição luminosa (estudo e combate)
  • Pesquisa Amadora ou Astronomia Observacional

Comissão Organizadora

Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion

Comissão Científica