O entendimento de alguns conteúdos de Astronomia exige do estudante uma maior capacidade de atenção, abstração e raciocínio e para facilitar o processo de ensino-aprendizagem desses conteúdos o professor pode fazer uso de ferramentas alternativas tais como o uso de jogos. Nesse sentido a gamificação pode ser entendida como a técnica de utilizar recursos de jogos em diferentes contextos, como na educação, por exemplo. Na prática consiste em imergir os alunos em um jogo conceitual onde eles aprendem se divertindo, facilitando assim todo o processo educativo. Essa técnica foi utilizada em uma turma do curso de Física do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O jogo elaborado consiste em tomar os alunos como astronautas, com o objetivo de dominar o sistema solar. Todos partirão do mesmo nível, onde realizarão atividades no intuito de ganhar conhecimentos para avançar para o próximo nível, conforme o astronauta for passando de nível, ele vai ganhando o direito de entrar em zonas que antes eram proibidas para ele, as zonas proibidas são aquelas do nível superior ao que o astronauta estiver. O primeiro desafio será sair da Terra, depois disto o astronauta irá percorrer toda uma trajetória ao longo do sistema solar, acarretando no acumulo de experiencias e aprendizagens com respeito a Astronomia. Após o uso do game será feito alguns questionamentos aos estudantes. Dessa maneira, no campo da educação, espera-se que a gamificação, por mostrar ter um imenso potencial e despertar o interesse dos estudantes envolvidos, aumenta a participação dos envolvidos bem como desenvolve a criatividade, a autonomia e o diálogo dos mesmos em momentos de resolver e discutir problemas.
Comissão Organizadora
Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion
Comissão Científica