Relatos históricos mostram que desde a antiguidade a curiosidade sobre o céu move a busca pela explicação dos mais diversos fenômenos que, caso não tenham fontes de informações confiáveis, acabam propiciando a criação e perpetuação de concepções alternativas, que alimentam por sua vez, fatores como a indistinção entre Astronomia e Astrologia. Desse modo, as pessoas são estimuladas a buscar explicações sobre a natureza em meios não científicos, tais como horóscopos. Neste trabalho foi realizada uma investigação através de questionários, sobre os saberes adquiridos em Astronomia por alunos do 9º ano do ensino fundamentla em uma escola pública e outra privada do município de Natal-RN. Além disso, foi verificada a potencialidade do uso de novas tecnologias, especialmente do software Stellarium, como ferramenta para o ensino de Astronomia, aspirando contribuir para o processo de aprendizado dos estudantes, de forma a aproximá-los da visão científica, partindo de suas concepções alternativas, logo, fornecendo subsídios para uma possível (re)formulação dos conhecimentos. Verificou-se, no primeiro momento, que o pensamento de ambos os grupos convergem para uma associação intrínseca entre Astronomia e Astrologia, atribuindo um significado científico para Astrologia. Após a aula de intervenção, na qual foi utilizado o software Stellariume e outros instrumentos de apoio, a distinção e o papel de cada área foram reformulados pela maior parte dos alunos.
Comissão Organizadora
Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion
Comissão Científica