ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM LANÇAMENTO DE FOGUETES GARRAFAS PET

  • Autor
  • Matheus Cavalcante Miranda
  • Co-autores
  • Renan Ferreira Vieira , Dielson Carvalho De Sampaio
  • Resumo
  • O presente trabalho relata uma experiência do ensino de astronomia em uma turma de 1º ano do ensino médio, na rede pública do município de Parnaíba. A astronomia é uma ciência que gera bastante curiosidade, afinal, esta demonstra um imenso potencial de descobertas para a humanidade, de interesses investigativos, econômicos e até mesmo sociais. Este trabalho tem por objetivo levar os alunos da educação básica a um pensamento cientifico a respeito da Astronomia, utilizando como motivador o lançamento de foguetes de garrafas PET, e o uso de tecnologias computacionais como ferramenta de análise. Em geral os discentes da educação básica demonstram interesse na área por conta de suas experiências em filmes e animações de ficção científica, sendo a real divulgação de um conhecimento científico sobre astronomia deixados "de lado", e assim não compreendem, em sua maioria, como ocorre, por exemplo,  o funcionamento de um foguete e sua propriedades, se abstendo de uma análise mais aprofundada e de cunho científico em suas observações. Partindo desses princípios, o primeiro momento baseou-se em uma apresentação aos alunos sobres as contribuições e avanços  da astronomia ao longo do tempo, com enfoque no desenvolvimento de novas tecnologias cada vez mais sofisticadas em relação a foguetes espaciais, além de instrumentos para coleta de dados e análises no caso de sondas e robôs. O segundo momento foi destinado para a fabricação dos foguetes de garrafas PET, os próprios alunos criaram e personalizaram os seus foguetes. Na etapa posterior os alunos realizaram os lançamentos e com o auxílio do software Tracker, obtiveram todos os dados pertinentes ao movimento realizado pelo foguete, informações como altura máxima atingida, velocidade, ângulo de lançamento e o tempo de voo, foram possíveis graças a analise feita nas tabelas e gráficos gerados pelo software.  Durante a realização de todas etapas foi possível perceber o interesse dos alunos, tanto na discussão dos assuntos e dados, quanto nas práticas, muitos tiveram um primeiro contato com conceitos ligados a astronomia durante a aplicação do trabalho.

  • Palavras-chave
  • Astronomia, Foguetes, Tecnologia, Educação Básica
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
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