ALMA - Os radiotelescópios no ensino médio

  • Autor
  • Francisco Pazzini Couto
  • Resumo
  • A cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do universo. Em meados dos anos 60, o modelo cosmológico do Big Bang (BB) se consolida com a detecção da radiação cósmica de micro-ondas de fundo (RCMF). Por apresentar um caráter multidisciplinar, a cosmologia tem abordagens não somente científicas, mas culturais, religiosas e filosóficas e, desta maneira, não pode ser deixada de lado no contexto educacional. Os modelos de formação e evolução do Universo devem explicar basicamente quatro dados observacionais: a formação e abundância dos elementos químicos presentes na natureza; a presença da RCMF; a expansão do universo; a aceleração da expansão do universo. O quadro teórico da física que descreve o modelo cosmológico mais aceito atualmente pelos cientistas é o denominado Modelo Cosmológico Padrão (MCP). Materiais didáticos de Física, selecionados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 utilizados por estudantes do ensino médio das escolas públicas  praticamente não mencionam o termo BB. A Cosmologia, ao estudar a estrutura do universo, e por conseguinte, a formação das estrelas, utiliza em sua construção teórica elementos da matemática, física e química. A detecção e análise das ondas eletromagnéticas provenientes do espaço dependem inteiramente de aparelhos que captem e decodifiquem estas ondas: os radiotelescópios, como o ALMA - Grande Arranjo Milimétrico-Submilimétrico do Atacama. Uma das preocupações do projeto é com a divulgação de suas pesquisas para o público e para os educadores. O ALMA disponibiliza em seu sítio, o material didático denominado ALMA at Scholl - Radioastronomy Manual. O material em questão, foi parcialmente traduzido, complementado e utilizado durante o ano de 2017 em duas turmas de 3º ano do ensino. Ele foi utilizado como fio condutor para desenvolvimento do conteúdo de ondas, óptica e física moderna, tópicos presentes no material educativo do ALMA. Uma avaliação sistemática do material não foi ainda realizada. Embora não explicite o suporte teórico utilizado em sua elaboração, apresenta elementos que o permitem associar ao enfoque CTS. Como o texto apresenta apenas a perspectiva cosmológica do MCP, os estudantes tiveram aceso a textos, como "An Open Letter to the Scientific Community" que apresentam visões alternativas ao modelo do BB.

  • Palavras-chave
  • Radiotelescópios; abordagem CTS; cosmologia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e divulgação científica
Voltar
  • Astrofotografia
  • Ensino e divulgação científica
  • Instrumentação e Amateur Telescope Making (ATM)
  • Poluição luminosa (estudo e combate)
  • Pesquisa Amadora ou Astronomia Observacional

Comissão Organizadora

Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion

Comissão Científica