Muitos trabalhos ao longo dos anos têm confirmado a deficiência de conteúdos de Astronomia nos egressos da Educação Básica no Brasil. Perante tal situação, a fim de investigarmos o conhecimento prévio dos alunos do Curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Caicó, acerca da Astronomia e do seu ensino, mais especificamente sobre Estrelas, aplicamos um teste de sondagem em forma de um questionário com nove questões. Para organização e análise dos dados obtidos, utilizamos o método de Análise de Conteúdo. Com base neste método, o tratamento dos resultados e, consequentemente, sua interpretação, se deu por meio da elaboração de categorias que foram construídas com base na estruturação das questões aplicadas aos alunos. Ficamos assim com três conjuntos de perguntas: (1) Concepção prévia sobre Astronomia (Questão 1); (2) A aprendizagem formal da Astronomia (Questões 2 e 3); e (3) Conhecimento prévio sobre Estrelas (Questões 4 a 9). Ao final desta pesquisa, desenvolvida com os Licenciandos do Curso de Física, do IFRN, Campus Caicó, observamos, a partir das lacunas conceituais deixadas pela Educação Básica, a necessidade de uma ação que possa contribuir com a formação destes estudantes em conteúdos relacionados à Astronomia, como é o caso das Estrelas.
Comissão Organizadora
Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion
Comissão Científica