O ensino de astronomia é um dos aspectos que deverão ser fortalecidos nas aulas de física e de matemática, no contexto da implementação de uma nova Base Nacional Comum Curricular. Nesse contexto, uma compreensão ampla e atualizada sobre o Sol é imprescindível, a fim de que os estudantes desenvolvam uma aprendizagem plena de significados sobre a nossa estrela e os fenômenos e processos que ocorrem no seu âmbito. Neste trabalho, consta como objetivo elaborar, implementar e avaliar uma sequência de ensino que permita aos estudantes compreender uma diversidade de situações que se estabelecem no Sol, a partir de informações já conhecidas e outras que serão em breve conhecidas como desdobramento da missão da sonda Parker, lançada em Agosto de 2018 pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos. Os objetivos científicos primários da missão são rastrear como a energia e o calor se movem através da coroa solar e explorar as causas da aceleração do vento solar, bem como das partículas energéticas solares. Os cientistas têm procurado essas respostas há mais de 60 anos, mas a investigação exige o envio de uma sonda através do intenso calor da coroa solar, que atinge temperaturas superiores a 1600 kelvin (1370 graus Celsius). Hoje, isso é finalmente possível com os avanços da engenharia térmica, que podem proteger a missão em sua jornada perigosa. A Sonda Solar Parker levará quatro suítes de instrumentos projetadas para estudar campos magnéticos, partículas energéticas e do plasma, e mapear o vento solar. Para realizar nosso intento, é construída uma sequência de ensino embasada nos momentos pedagógicos freireanos, desenvolvidos por Delizoicov & Angotti (1991) para o ensino de física, os quais servem igualmente à educação matemática. Tais momentos são a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. Como estratégia de ensino adotamos o método da investigação pelos alunos, o qual permite um intenso envolvimento com o tema, propiciando uma contextualização efetiva e garantindo uma abordagem interdisciplinar. Uma sequência de ensino com tais ingredientes é então aplicada a voluntários alunos de uma turma do 3° Ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Norte. É anotado um histórico das ações efetivadas durante a aplicação, contemplando os aspectos essenciais a serem avaliados em relação à implementação da sequência. Esse histórico serve como referência a uma avaliação dessa implementação.
Comissão Organizadora
Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion
Comissão Científica