O ensino de astronomia é um dos aspectos que deverão ser fortalecidos no contexto da implementação de uma nova Base Nacional Comum Curricular, principalmente nas aulas de física. Nesse contexto, uma compreensão ampla e atualizada sobre nosso próprio planeta, a Terra, é imprescindível, a fim de que os estudantes desenvolvam uma aprendizagem plena de significados sobre o mundo em que vivem. Neste trabalho, consta como objetivo elaborar, implementar e avaliar uma sequência de ensino que permita aos estudantes compreender a forma da Terra, desde informações já conhecidas na Antiguidade Clássica, até aquelas que se disseminaram no mundo contemporâneo como consequência do uso de tecnologias para os mais diversos fins. Para realizar nosso intento, é construída uma sequência de ensino embasada nos momentos pedagógicos freireanos, desenvolvidos por Delizoicov & Angotti (1990) para o ensino de física. Tais momentos são a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. Como estratégia de ensino enfatizamos os argumentos apresentados historicamente pelos estudiosos e disseminados de modo bem estabelecido em sua inteireza até o final do século XVIII. Isso permite relacionar a abordagem histórico-filosófica com a argumentação, o que leva a um intenso envolvimento com o tema, propiciando uma contextualização efetiva e garantindo uma abordagem interdisciplinar. Ademais, um aspecto principal é o confronto da racional concepção esferoidal com a ridícula concepção da terra plana. Uma sequência de ensino com tais ingredientes é então aplicada a voluntários alunos de uma turma do 3° Ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Norte. É anotado um histórico das ações efetivadas durante a aplicação, contemplando os aspectos essenciais a serem avaliados em relação à implementação da sequência. Essa espécie de diário de bordo serve como referência a uma avaliação dessa implementação.
Comissão Organizadora
Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion
Comissão Científica