O céu em nós: Uma componente eletiva de Astronomia no Ensino Médio

  • Autor
  • Radma Almeida de Freitas Rodrigues
  • Co-autores
  • Lara Cecília da Silva Barbosa , Marlon Gabriel Nascimento da Silva , Joicymara Medeiros de Vasconcelos
  • Resumo
  •  

    Descrevemos e refletimos sobre o desenvolvimento de uma disciplina eletiva com a temática de Astronomia cultural oferecida numa escola de ensino médio. Diversas são as justificativas sobre a importância da educação em astronomia. Como ressaltado por alguns autores, ela é a mais antiga das ciências, e os fenômenos astronômicos desde tempos remotos nos fascinam e despertam nossa curiosidade. O fascínio surge, também, ao entrar em contato com as “coisas do céu” e perceber as suas regularidades e influências na nossa vida. Ainda podemos refletir, por meio do estudo da astronomia, quão pequenos nós somos diante de um universo tão vasto e surpreendente. O ensino de astronomia é de fundamental importância para a formação do indivíduo tanto em relação à aprendizagem de ciências e da tecnologia, como pela necessidade de se conhecer o planeta e o universo onde vivemos. O estudo dessa ciência ainda nos permite conhecer outras culturas que se desenvolveram olhando para o céu e descobrindo suas regularidades e relacionando com os fatos que aconteciam aqui na Terra. Nesse sentido, com o objetivo de explorar o potencial presente nos conhecimentos da Astronomia, foi ofertada, na Escola Estadual Em Tempo Integral Alfredo Mesquita Filho, a componente eletiva “O céu em nós”. A eletiva foi planejada focalizando, principalmente, a Astronomia por um viés cultural, buscando despertar nos alunos um maior envolvimento com as “coisas do céu”. Dessa forma, foram explorados temas sobre o universo e sua origem, constelações, solstícios e equinócios, o Sol, os planetas e corpos menores do Sistema Solar. As atividades desenvolvidas buscaram explorar o conhecimento sobre o céu a partir de diferentes culturas, além do olhar científico. Durante as aulas foram utilizadas diferentes metodologias, tais como teatro, música, pintura, vídeos, atividades com o corpo e produção de diários do céu. O encerramento da disciplina aconteceu com a apresentação dos materiais produzidos durante as aulas para toda a escola. Esperamos que essa experiência contribua para reflexões sobre a inserção da Astronomia na educação formal, não apenas como um meio de despertar o interesse dos alunos para as ciências exatas, mas também com o objetivo de despertar o hábito de olhar para o céu e o sentimento de que somos parte do universo.

     

  • Palavras-chave
  • : Ensino de Astronomia, Astronomia cultural, ensino médio
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino e divulgação científica
Voltar
  • Astrofotografia
  • Ensino e divulgação científica
  • Instrumentação e Amateur Telescope Making (ATM)
  • Poluição luminosa (estudo e combate)
  • Pesquisa Amadora ou Astronomia Observacional

Comissão Organizadora

Danilo Imparato
Maria Romênia da Silva
José Roberto V Costa
Nelson Ion

Comissão Científica