Escolas da rede regular de ensino tem a obrigação, como assegura a constituição, de oferecer
qualidade de ensino aos portadores de necessidades especiais. Muito se tem falado da inclusão
desses alunos, e nesse momento a comunidade escolar, ao receber esse aluno, deverá realizar
mudanças não apenas na estrutura física da escola. Para uma real inclusão os professores
precisam de orientação e assistência para que possam desenvolver recursos didáticos para que
os alunos tenham um aprendizado significativo.
Uma ferramenta muito utilizada para ilustrar conteúdo de diversas disciplinas são os esquemas
visuais, expostos em quadros, e essa ferramenta é ainda mais utilizada no ensino de disciplinas
exatas ou biológicas. Tendo um aluno cego ou com baixa visão em sala de aula o professor deve
explorar outros sentidos desse aluno, como o tato, por exemplo.
Este trabalho visa apresentar recursos didáticos com mudanças de referencial. Transformando
esquema visuais em esquemas táteis, para a apresentação e discussão acerca dos modelos
geocêntrico e heliocêntrico para alunos com deficiência visual.
A astronomia, que é apresentada para os alunos dentro da disciplina de física, é trazida para
sala de aula e concebida, muitas vezes, a partir da verbalização do conteúdo e dos referenciais
do cotidiano, como, por exemplo, o movimento visível percorrido pelo sol ao longo do dia. Para
alunos cegos ou com baixa visão a utilização de esquemas táteis para auxiliar a compreensão do
conteúdo e alguns referenciais é extremamente importante para o entendimento da disciplina.