Recursos didáticos para o ensino de modelos geocêntrico e heliocêntrico para alunos com baixa visão ou cegos.

  • Autor
  • Daiany Dynia da Silva
  • Co-autores
  • Lígia Valente de Sá Garcia
  • Resumo
  • Escolas da rede regular de ensino tem a obrigação, como assegura a constituição, de oferecer
    qualidade de ensino aos portadores de necessidades especiais. Muito se tem falado da inclusão
    desses alunos, e nesse momento a comunidade escolar, ao receber esse aluno, deverá realizar
    mudanças não apenas na estrutura física da escola. Para uma real inclusão os professores
    precisam de orientação e assistência para que possam desenvolver recursos didáticos para que
    os alunos tenham um aprendizado significativo.
    Uma ferramenta muito utilizada para ilustrar conteúdo de diversas disciplinas são os esquemas
    visuais, expostos em quadros, e essa ferramenta é ainda mais utilizada no ensino de disciplinas
    exatas ou biológicas. Tendo um aluno cego ou com baixa visão em sala de aula o professor deve
    explorar outros sentidos desse aluno, como o tato, por exemplo.
    Este trabalho visa apresentar recursos didáticos com mudanças de referencial. Transformando
    esquema visuais em esquemas táteis, para a apresentação e discussão acerca dos modelos
    geocêntrico e heliocêntrico para alunos com deficiência visual.
    A astronomia, que é apresentada para os alunos dentro da disciplina de física, é trazida para
    sala de aula e concebida, muitas vezes, a partir da verbalização do conteúdo e dos referenciais
    do cotidiano, como, por exemplo, o movimento visível percorrido pelo sol ao longo do dia. Para
    alunos cegos ou com baixa visão a utilização de esquemas táteis para auxiliar a compreensão do
    conteúdo e alguns referenciais é extremamente importante para o entendimento da disciplina.
  • Palavras-chave
  • Ensino, astronomia, inclusão, deficientes visuais
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino e divulgação científica
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  • Astrofotografia
  • Ensino e divulgação científica
  • Instrumentação e Amateur Telescope Making (ATM)
  • Poluição luminosa (estudo e combate)
  • Pesquisa Amadora ou Astronomia Observacional

Comissão Organizadora

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