AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

  • Autor
  • Letícia Azevedo Mota
  • Co-autores
  • Iêda Pereira de Magalhães Martins
  • Resumo
  • Introdução: Durante o processo de envelhecimento o ser humano é acometido por diversas alterações, tanto funcionais, quanto motoras e sociais. O comprometimento da capacidade funcional do idoso tem implicações importantes para toda família, comunidade, para o sistema de saúde e para a vida do próprio idoso, uma vez que a incapacidade ocasiona maior vulnerabilidade e dependência na velhice, contribuindo para a diminuição do bem-estar e da qualidade de vida dos idosos. Objetivo: Avaliar a capacidade funcional de idosos institucionalizados. Metodologia: Este resumo é parte integrante de um projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão do Curso, ainda em desenvolvimento. É uma pesquisa de campo descritiva, com abordagem qualitativa e delineamento transversal em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, na cidade de Guimarânia. Participarão do estudo, 20 idosos de 60 a 90 anos, que estão na instituição há no mínimo 6 meses; serão excluídos àqueles que apresentam problemas cognitivos graves, que tenham dificuldade na comunicação, ou àqueles que se negarem a responder. Será aplicado um questionário com dados sócio-demográficos e dados relacionados à saúde dos participantes. Para a avaliação da capacidade funcional será utilizada a Escala de Katz, que é o Index de Independência nas Atividades de Vida Diária, um dos instrumentos mais utilizados em gerontologia, pela sua praticidade e confiabilidade. Após coletados, os dados serão tabulados no Excel, as percentagens serão calculadas para análise.

     

     

  • Palavras-chave
  • Idoso. Capacidade funcional. Instituição asilar. Atividades diárias. Gerontologia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Saúde do Adulto e Idoso
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O Fórum Científico do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio é um evento anual de cunho acadêmico-científico, proposto pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e organizado pela Coordenação de Pesquisa do UNICERP. Tem a participação de alunos, professores e coordenadores de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição e de toda comunidade científica da cidade e região.

O evento integra a comunidade acadêmico-científica e abre espaço para a reflexão, debates de questões relativas à formação profissional e apresentação ou exposição de trabalhos desenvolvidos sob a orientação de professores que realizam pesquisas na instituição.

Dentro do Encontro de Iniciação Científica também são apresentados à comunidade projetos de pesquisas, bem como os trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Iniciação Científica do UNICERP, o PROic. O objetivo é incentivar e promover a capacitação de estudantes de graduação para produzir conhecimento científico nos diversos campos do saber, levando-os a refletir, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar.

 

O evento aconteceu em 25 de novembro de 2020 das 19h às 23h.

Diante do atual contexto de enfrentamento à pandemia por Coronavírus (COVID-19), este evento teve um novo formato: inteiramente online, em tempo real e de modo interativo.

As atividades aconteceram integralmente e através da plataforma Zoom e Youtube.

 

Atividades do Evento:

  • Conferência Geral – Único Palestrante às 19 horas
    Palestrante: Prof. Dr. Felipe Chiarello 
    Tema  "O Fruto da Pesquisa: coisas que eu gostaria que tivessem me dito sobre a graduação"
  • Comunicação Oral (CO): 20h às 23h
  • Pôster  (PO): 20h às 23h
  • Projetos de Iniciação Científica (PROIC): 20h às 23h
  • Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): 20h às 23h

 

Público:

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Exatas, Biológicas e Saúde.

 

Comissão Organizadora Fórum Científico e Encontro de Iniciação Científica - Edição 2020

Informações Gerais

O resumo foi redigido em português e enviado por meio da página do evento até o dia 10/11/2020.

Para apresentar o trabalho, pelo menos um dos autores se inscreveu no evento. A efetivação da inscrição foi feita até 15/11/2020 para a aceitação do resumo.

Cada participante inscrito submeteu até 2 (dois) resumos de estudos (ainda não publicados) como primeiro autor, podendo, contudo, ser coautor de outros. Mudanças de autoria não foram aceitas após o envio do resumo, e os autores apareceram no certificado na mesma ordem e formato em que foram incluídos na submissão do resumo. O número de autores por trabalho foi limitado a 5 (cinco).

Os resumos submetidos foram analisados pela Comissão Científica e o resultado sobre a aceitação para apresentação foi disponibilizado na página do evento e por e-mail ao autor correspondente.

O resumo conteve: breve introduçãoobjetivos claramente definidos e justificados, desenho do estudo e metodologia, breve descrição dos resultados conclusão. Foi considerada para a aceitação do resumo, além do conteúdo, a qualidade da redação do texto. 

Os resumos aceitos para publicação em anais estão presentes de forma eletrônica neste site.

O Comitê Científico se reservou o direito de recusar a publicação em anais dos trabalhos que não cumpriram com estas normas ou que não apresentaram qualidade suficiente de acordo com os critérios de avaliação do comitê científico.

 

Instruções para Elaboração do Resumo

Idioma: português

Tamanho máximo: 2000 caracteres sem espaços (incluindo todos os itens: título, autor (es), instituição, resumo, palavras-chave e financiamento- se houver). O resumo foi estruturado, tendo a seguinte disposição:

Introdução: Breve introdução ao tema abordado. Objetivo: Conciso, claramente definido e justificado. Metodologia: Desenho do estudo e metodologia. Resultados: Breve descrição dos resultados mais relevantes. Conclusão: Resposta clara e direta ao objetivo.

 

A formatação do Resumo seguiu o modelo disponível no site.

Template da Submissão do Resumo

 

Apresentação Oral

As apresentações Orais foram feitas em 10 minutos de forma online via plataforma indicada posteriormente, seguidas de 5 minutos de discussão.

Template para elaboração dos Slides

 

Apresentação Pôster

As apresentações em Pôster foram feitas em 5 minutos de forma online via plataforma indicada posteriormente, seguidas de 3 minutos de discussão.

Template para elaboração do Pôster

  • Saúde da Criança e Adolescente
  • Saúde do Adulto e Idoso
  • Educação Escolar e Ensino
  • Direito Civil, Penal e Empresarial
  • Direito, Judicialização e Saúde
  • Saúde Pública e Gestão
  • Saúde Mental
  • Solo, Água, Sustentabilidade e Meio Ambiente
  • Inovação, Empreendedorismo e Marketing
  • Treinamento Desportivo e Performance
  • Comunicação e Linguagem
  • Epidemiologia e Vigilância Sanitária
  • Fitotecnia e Fitossanidade
  • Zoologia
  • Botânica
  • Fertilidade e Nutrição de Plantas
  • Gestão e Tecnologia
  • Zootecnia
  • Genética
  • Gestão Empresarial e Mercado de Trabalho
  • Contabilidade e Finanças
  • Tecnologia das Construções
  • Clínica e Cirurgia de Animais
  • Educação, Deficiência e Inclusão
  • Saúde Materno Infantil
  • Atividade Física e Saúde

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Gisélia Gonçalves de Castro (Coordenação)
Prof. Dr. Clauber Barbosa de Alcântara
Prof. Dr. Aquiles Junior da Cunha
Prof. Darlan Leite da Silva Marques
Prof. Me. Bruno Pereira Diniz
Luiz Antônio Costa Júnior

 

Comissão Científica

Profa. Ma. Aline Silva dos Reis
Profa. Dra. Ana Beatriz Traldi
Prof. Me. Arlindo Gonçalves Reis Junior
Prof. Me. Bruno Pereira Diniz
Profa. Daniela Aparecida dos Reis
Profa. Ma. Daniela de Souza Ferreira
Profa. Ma. Francielle Aparecida de Sousa
Profa. Dra. Gisélia Gonçalves de Castro
Profa. Ma. Iêda Pereira de Magalhães Martins
Prof. Me. João Batista Ferreira
Profa. Ma. Juliana Gonçalves Silva de Mattos
Profa. Dra. Juliana Maria de Oliveira
Prof. Dr. Marcelo Rodrigues Lemos
Prof. Ma. Maria Emília Cherulli Alves Barbosa
Profa. Priscilla Assis Mendonça
Profa. Ma. Queroanne Isabel Xavier Ferreira
Profa. Dra. Rafaela Cabral Marinho
Prof. Me. Renato de Souza Nunes
Prof. Roberto Gonçalves
Prof. Me. Rodrigo Fernando Lopes
Profa. Soraya Pereira Côrtes de Almeida
Profa. Ma. Stenia Severo Rabelo
Profa. Tacyana Silva Peres

 

A Coordenação de Pesquisa do UNICERP permanece à disposição pelo e-mail pesquisa@unicerp.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa localizada no Campus do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.