ANÁLISE DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO, SALTO E ARREMESSO DE MEDICINE BALL ENTRE AS POSIÇÕES DE VOLEIBOL DAS EQUIPES SUB15 E SUB16 DO PATROCÍNIO TÊNIS CLUBE

  • Autor
  • Matheus Augusto Machado Ferreira
  • Co-autores
  • Franciel Jose Arantes
  • Resumo
  • Introdução: No voleibol, valências como as antropométricas, neuromusculares e aeróbicas, são extremamente importantes para a melhor pratica do esporte. A condição física de um atleta é um dos grandes fatores que influencia no rendimento esportivo (SANTOS, 2012). Mas não as analisas como um todo, separando por posição, talvez possamos entender e aplicar treinamentos que melhorem a performance dos atletas. Objetivo: Verificar o consumo máximo de oxigênio, salto e arremesso de medicine ball entre as posições de jogo do voleibol nas categorias sub15 e sub16 da equipe do Patrocínio Tênis Clube. Metodologia: A amostra foi composta por 20 atletas (divididas em cinco posições com número igual de jogadores [4 levantadores {LEV}, 4 líberos {LIB}, 4 ponteiras {PON}, 4 centrais {CEN} e 4 opostas {OPO}]) do sexo feminino, que treinam nas equipes de voleibol do Patrocínio Tênis Clube.  A amostra foi submetida ao teste de COOPER de 2400m, teste de salto vertical (SV) e teste com medicine ball de 1Kg. Os testes foram realizados de forma continua, com todas as participantes no mesmo dia e horário. Por fim, os testes registrados, compilados e analisados (ANOVA one-way) pelo software SPSS – versão 20.0. Resultados: Os valores de VO2máx (LEV = 32,24 ± 6,22 ml/kg/min; LIB = 31,12 ± 4,81 ml/kg/min; PONT = 28,97 ± 5,42 ml/kg/min; CEN = 30,61 ± 4,64 ml/kg/min; OPO = 27,49 ± 4,55 ml/kg/min), SV (LEV = 2,60 ± 0,08 m; LIB = 2,42 ± 0,13 m; PONT = 2,56 ± 0,05 m; CEN = 2,68 ± 0,13 m; OPO = 2,49 ± 0,16 m) e teste de medicine ball (LEV = 4,32 ± 0,58 m; LIB = 3,41 ± 0,24 m; PONT = 4,21 ± 0,39 m; CEN = 3,86 ± 0,63 m; OPO = 4,17 ± 0,23 m) não apresentaram diferença estatística (p > 0,05) entre as posições ocupadas em quadra. Conclusão: Conclui-se que não há diferenças significativas nas variáveis no consumo de oxigênio, salto vertical e medicine ball entre jogadoras das categorias Sub15 e Sub16 ocupando diferentes posições em quadra. 

  • Palavras-chave
  • Voleibol. VO2máx. Potência de membros.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Treinamento Desportivo e Performance
Voltar Download

O Fórum Científico do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio é um evento anual de cunho acadêmico-científico, proposto pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e organizado pela Coordenação de Pesquisa do UNICERP. Tem a participação de alunos, professores e coordenadores de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição e de toda comunidade científica da cidade e região.

O evento integra a comunidade acadêmico-científica e abre espaço para a reflexão, debates de questões relativas à formação profissional e apresentação ou exposição de trabalhos desenvolvidos sob a orientação de professores que realizam pesquisas na instituição.

Dentro do Encontro de Iniciação Científica também são apresentados à comunidade projetos de pesquisas, bem como os trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Iniciação Científica do UNICERP, o PROic. O objetivo é incentivar e promover a capacitação de estudantes de graduação para produzir conhecimento científico nos diversos campos do saber, levando-os a refletir, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar.

 

O evento aconteceu em 25 de novembro de 2020 das 19h às 23h.

Diante do atual contexto de enfrentamento à pandemia por Coronavírus (COVID-19), este evento teve um novo formato: inteiramente online, em tempo real e de modo interativo.

As atividades aconteceram integralmente e através da plataforma Zoom e Youtube.

 

Atividades do Evento:

  • Conferência Geral – Único Palestrante às 19 horas
    Palestrante: Prof. Dr. Felipe Chiarello 
    Tema  "O Fruto da Pesquisa: coisas que eu gostaria que tivessem me dito sobre a graduação"
  • Comunicação Oral (CO): 20h às 23h
  • Pôster  (PO): 20h às 23h
  • Projetos de Iniciação Científica (PROIC): 20h às 23h
  • Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): 20h às 23h

 

Público:

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Exatas, Biológicas e Saúde.

 

Comissão Organizadora Fórum Científico e Encontro de Iniciação Científica - Edição 2020

Informações Gerais

O resumo foi redigido em português e enviado por meio da página do evento até o dia 10/11/2020.

Para apresentar o trabalho, pelo menos um dos autores se inscreveu no evento. A efetivação da inscrição foi feita até 15/11/2020 para a aceitação do resumo.

Cada participante inscrito submeteu até 2 (dois) resumos de estudos (ainda não publicados) como primeiro autor, podendo, contudo, ser coautor de outros. Mudanças de autoria não foram aceitas após o envio do resumo, e os autores apareceram no certificado na mesma ordem e formato em que foram incluídos na submissão do resumo. O número de autores por trabalho foi limitado a 5 (cinco).

Os resumos submetidos foram analisados pela Comissão Científica e o resultado sobre a aceitação para apresentação foi disponibilizado na página do evento e por e-mail ao autor correspondente.

O resumo conteve: breve introduçãoobjetivos claramente definidos e justificados, desenho do estudo e metodologia, breve descrição dos resultados conclusão. Foi considerada para a aceitação do resumo, além do conteúdo, a qualidade da redação do texto. 

Os resumos aceitos para publicação em anais estão presentes de forma eletrônica neste site.

O Comitê Científico se reservou o direito de recusar a publicação em anais dos trabalhos que não cumpriram com estas normas ou que não apresentaram qualidade suficiente de acordo com os critérios de avaliação do comitê científico.

 

Instruções para Elaboração do Resumo

Idioma: português

Tamanho máximo: 2000 caracteres sem espaços (incluindo todos os itens: título, autor (es), instituição, resumo, palavras-chave e financiamento- se houver). O resumo foi estruturado, tendo a seguinte disposição:

Introdução: Breve introdução ao tema abordado. Objetivo: Conciso, claramente definido e justificado. Metodologia: Desenho do estudo e metodologia. Resultados: Breve descrição dos resultados mais relevantes. Conclusão: Resposta clara e direta ao objetivo.

 

A formatação do Resumo seguiu o modelo disponível no site.

Template da Submissão do Resumo

 

Apresentação Oral

As apresentações Orais foram feitas em 10 minutos de forma online via plataforma indicada posteriormente, seguidas de 5 minutos de discussão.

Template para elaboração dos Slides

 

Apresentação Pôster

As apresentações em Pôster foram feitas em 5 minutos de forma online via plataforma indicada posteriormente, seguidas de 3 minutos de discussão.

Template para elaboração do Pôster

  • Saúde da Criança e Adolescente
  • Saúde do Adulto e Idoso
  • Educação Escolar e Ensino
  • Direito Civil, Penal e Empresarial
  • Direito, Judicialização e Saúde
  • Saúde Pública e Gestão
  • Saúde Mental
  • Solo, Água, Sustentabilidade e Meio Ambiente
  • Inovação, Empreendedorismo e Marketing
  • Treinamento Desportivo e Performance
  • Comunicação e Linguagem
  • Epidemiologia e Vigilância Sanitária
  • Fitotecnia e Fitossanidade
  • Zoologia
  • Botânica
  • Fertilidade e Nutrição de Plantas
  • Gestão e Tecnologia
  • Zootecnia
  • Genética
  • Gestão Empresarial e Mercado de Trabalho
  • Contabilidade e Finanças
  • Tecnologia das Construções
  • Clínica e Cirurgia de Animais
  • Educação, Deficiência e Inclusão
  • Saúde Materno Infantil
  • Atividade Física e Saúde

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Gisélia Gonçalves de Castro (Coordenação)
Prof. Dr. Clauber Barbosa de Alcântara
Prof. Dr. Aquiles Junior da Cunha
Prof. Darlan Leite da Silva Marques
Prof. Me. Bruno Pereira Diniz
Luiz Antônio Costa Júnior

 

Comissão Científica

Profa. Ma. Aline Silva dos Reis
Profa. Dra. Ana Beatriz Traldi
Prof. Me. Arlindo Gonçalves Reis Junior
Prof. Me. Bruno Pereira Diniz
Profa. Daniela Aparecida dos Reis
Profa. Ma. Daniela de Souza Ferreira
Profa. Ma. Francielle Aparecida de Sousa
Profa. Dra. Gisélia Gonçalves de Castro
Profa. Ma. Iêda Pereira de Magalhães Martins
Prof. Me. João Batista Ferreira
Profa. Ma. Juliana Gonçalves Silva de Mattos
Profa. Dra. Juliana Maria de Oliveira
Prof. Dr. Marcelo Rodrigues Lemos
Prof. Ma. Maria Emília Cherulli Alves Barbosa
Profa. Priscilla Assis Mendonça
Profa. Ma. Queroanne Isabel Xavier Ferreira
Profa. Dra. Rafaela Cabral Marinho
Prof. Me. Renato de Souza Nunes
Prof. Roberto Gonçalves
Prof. Me. Rodrigo Fernando Lopes
Profa. Soraya Pereira Côrtes de Almeida
Profa. Ma. Stenia Severo Rabelo
Profa. Tacyana Silva Peres

 

A Coordenação de Pesquisa do UNICERP permanece à disposição pelo e-mail pesquisa@unicerp.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa localizada no Campus do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.