Introdução: O presente estudo propõe uma análise detalhada dos fatores sociodemográficos e comportamentais associados a intercorrências desfavoráveis em gestantes atendidas em uma Maternidade Pública no Norte do Brasil ( Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos). Com embasamento teórico nas mudanças biológicas durante a gestação, especialmente no primeiro trimestre, e considerando o potencial de 20% de gestações de alto risco, o trabalho destaca a relevância de identificar precocemente fatores de risco que possam influenciar adversamente a saúde da mãe e do feto. Objetivo: coletar dados sociodemográficos (como renda, escolaridade, estado civil) e comportamentais (incluindo histórico familiar, tabagismo, consumo de álcool) por meio de prontuários, visando associar esses dados às intercorrências gestacionais. A pesquisa, a ser conduzida em uma maternidade de referência em Palmas-TO, ocorrerá entre setembro de 2023 e março de 2024, com uma amostra por conveniência. Metodologia: adotada é observacional retrospectiva, baseada em análise documental, utilizando formulários específicos para a coleta de informações. O estudo respeitará aspectos éticos, obtendo aprovação do comitê de ética e pesquisa, além de autorização da instituição hospitalar. A análise estatística dos dados será realizada usando o programa programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Resultados e disussões: As contribuições científicas esperadas incluem a identificação do estado nutricional das gestantes de alto risco, fatores contribuintes para intercorrências gestacionais e sugestões para intervenções especializadas. A pesquisa busca não apenas gerar dados significativos, mas também orientar a elaboração de protocolos de assistência à saúde, promovendo a prevenção e intervenção adequadas. Conclusão: objetivo final é melhorar a realidade vivenciada por gestantes em situações de alto risco, otimizando a qualidade do atendimento e, consequentemente, os resultados materno-fetais.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com