AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO EXTRATO DE TOCOYENA FORMOSA SOBRE PITYROSPORUM OVALE

  • Autor
  • Nalla Emilly Santos Rozal
  • Co-autores
  • Marcelo Martins da Conceição Moreira , Mayra Fonseca Costa , Antônio C. O. Júnior
  • Resumo
  •  

    A maioria dos novos fármacos, medicamentos e fitoterápicos são oriundos de produtos naturais (PN), os quais são definidos como metabólitos secundários de microrganismos, plantas ou animais.1 Um dos grandes desafios da atualidade têm sido a descoberta de fármacos que sejam mais efetivos e menos tóxicos para o hospedeiro como antifúngicos, devido à similaridade evolutiva dos alvos celulares entre as células eucarióticas dos fungos e dos animais.2,3 Neste contexto, visando contribuir com a descoberta de novos produtos naturais bioativos, este trabalho apresenta os resultados parciais da avaliação do potencial antifúngico do extrato vegetal da espécie vegetal T. formosa sobre a levedura Pityrosporum ovale.

    Tocoyena formosa é uma espécie pertencente à família Rubiaceae, popularmente conhecida como “Jenipapo do campo”. É amplamente encontrada no Brasil, principalmente nas regiões de cerrado, restinga e caatinga, com ocorrência nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.4 Na medicina popular esta planta é utilizada como anti-inflamatório no tratamento de dores reumáticas, para o tratamento de lombalgias, mialgias e sintomas gastrointestinais.5 Estudos fitoquímicos das folhas de T. formosa relatam o isolamento de iridoides, metabólitos secundários, que apresentaram atividade antifúngica 6

    Pityrosporum ovale pertence a um grupo de fungos que, normalmente, são comensais na pele humana e animal ao redor das aberturas dos folículos pilosos, estão associadas a vários doenças como pitiríase (tinea) versicolor, foliculite por Malassezia, dermatite seborreica, dermatite atópica e algumas formas de papilomatose confluente e reticulada (Gougerot-Carteaud síndrome.7

    Até o momento, foi realizada a coleta, identificação e extração alcoólica das folhas de T. formosa. As folhas foram desidratadas em estufa a 40 °C por cinco dias, moídas em moinho de facas e submetidas a extrações (três vezes a cada três dias - 1 g de material vegetal para 20 mL de solvente) à temperatura ambiente. Posteriormente, o material foi filtrado em papel filtro.8 Após a extração, o solvente foi evaporado à temperatura ambiente para obtenção do extrato bruto concentrado, que foi armazenado na geladeira para conservação.

     

  • Palavras-chave
  • Tocoyena formosa, Extratos vegetais, Pityrosporum ovale.
  • Área Temática
  • Resumo Simples
Voltar Download

ENPE- 9º  Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro  de Ensino, Pesquisa e Extensão

Trata-se de um evento acadêmico organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNITOP. Tem como principal objetivo demonstrar por meio de resumos simples e relatos de experiências os resultados dos trabalhos realizados por estudantes de extensão, TCC, bolsistas e voluntários, professores e participação de membros da sociedade civil realizadas no decorrer do período letivo de 2022 a 2023, pelo Centro Universitário UNITOP, transformando este momento em uma oportunidade para aprenderem e socializarem suas experiências de aprendizagem.

Desta forma, esta obra a partir de trocas dialógicas e transformadoras relevantes para o contexto acadêmico e comunidade emergiram pesquisas e projetos de extensão com resultados expressivos de pesquisa, integração com a sociedade e práticas inovadoras.

Da submissão de resumos simples

 Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).

 O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.

Modalidade de Relato de Estágio e Experiência

O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.

O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
  
          1 - Título 
          2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
          3 - Nome do/a/s) autor/a/s
          4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
          5 - Em seguida, o texto do trabalho
       

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.

Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
 
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
  
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. 
 
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).

O template aqui para formatar nas normas do evento.

Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem  parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
 
 O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.

  • Resumo Simples
  • Relato de Experiência
  • Relato de Estágio
  • Multidisciplinar

Reitor

Muniz Araujo Pereira

Comissão Organizadora

Ana Lúcia Brito dos Santos

Karina Donizete Martins

Robson Vila Nova Lopes

Sandra Maria Barbosa

Comissão Científica

Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS

 

Pró-reitoria de Pesquisa

E-mail: proic.itop@gmail.com