O setor agrícola tem buscado estratégias sustentáveis, como métodos alternativos de controle de doenças e pragas em culturas como soja, milho, arroz e feijão, utilizando produtos menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana.1,2,3 Um notável patógeno globalmente destrutivo é o fungo Rhizoctonia solani, apresentando diversidade morfológica, gama de hospedeiros e agressividade associado a diversas doenças que afetam diferentes espécies vegetais.1 Uma dessas doenças é a podridão radicular do feijoeiro, conhecida como mela, capaz de causar até 100% de redução no rendimento de grãos. 1,4
Diante disso, visando contribuir com o avanço científico na área das Ciências Agrárias e com a descoberta de novos produtos naturais bioativos, este trabalho apresenta os resultados parciais da investigação da atividade antifúngica do extrato bruto das folhas da espécie vegetal Tocoyena formosa (Cham. & Schlecht.) K. Schum, no controle do fungo fitopatógeno R. solani. T. formosa, conhecida como "Jenipapo do campo" da família Rubiaceae, é encontrada amplamente no Brasil, com propriedades medicinais na medicina popular, sendo utilizada como anti-inflamatório e no tratamento de dores reumáticas, lombalgias, mialgias e sintomas gastrointestinais.5,6
Até o momento, foi realizada a coleta, identificação e extração alcoólica das folhas de T. formosa. As folhas foram desidratadas em estufa a 40 °C por cinco dias, moídas em moinho de facas e submetidas a extrações (três vezes a cada três dias - 1 g de material vegetal para 20 mL de solvente) à temperatura ambiente. Posteriormente, o material foi filtrado em papel filtro.7 Após a extração, o solvente foi evaporado à temperatura ambiente para obtenção do extrato bruto concentrado, que foi armazenado na geladeira para conservação.
ENPE- 9º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão
Da submissão de resumos simples
Para a submissão de resumos apenas o autor principal (1º autor) deverá submeter o(s) resumo(s) e registrar o nome completo e e-mail dos demais autores, e do professor orientador (alunos das disciplinas de Extensão fiquem cientes que todos os integrantes poderão ser adicionados, porém todos devem estar inscritos no evento).
O limite de autores por resumo é de 5 pessoas, contando o professor orientador (exceto para as disciplinas de extensão.
Modalidade de Relato de Estágio e Experiência
O trabalho deverá ter no mínimo 2 páginas e n máximo 4 páginas.
O trabalho deverá estar formatado segundo as seguintes orientações:
1 - Título
2 - Categoria a que se destina (entre as três delimitadas)
3 - Nome do/a/s) autor/a/s
4 - Titulação, Instituição de origem, e-mail
5 - Em seguida, o texto do trabalho
Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão - título, nome, titulação). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.
Os trabalhos (inclusive títulos e seções) devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda – 3 cm; Inferior e direita – 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
Deverá ser utilizado negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
As referências deverão conter exclusivamente os/as autores/as e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão .doc ou .docx com o seguinte nome: categoria (iniciais da categoria) e nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: Relato de Estágio_Caetano_Silva).
O template aqui para formatar nas normas do evento.
Não serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa cm seres humanos sem parecer do Comitê de Ética. Observa-se as resoluções 466/2012 e 510/2016. Logo o trabalho de estágio deve retratar a experiência de aprendizagem, sem a exposição de sujeitos ou instituições.
O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será divulgada a partir de 29 de novembro de 2023, na página do evento.
Reitor
Muniz Araujo Pereira
Comissão Organizadora
Ana Lúcia Brito dos Santos
Karina Donizete Martins
Robson Vila Nova Lopes
Sandra Maria Barbosa
Comissão Científica
Profª Ma. Karina Donizete Martins - UNITOP
Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente- UNITINS
Pró-reitoria de Pesquisa
E-mail: proic.itop@gmail.com